E-commerce: Goiás tem taxa de crescimento de 167% em envios nacionais no 2º trimestre de 2025
DM Redação
Publicado em 11 de agosto de 2025 às 16:24 | Atualizado há 3 horas
Goiás teve uma taxa de crescimento de 167% no envio de pacotes no segundo trimestre de 2025 — envolvendo pequenos, médios e grandes negócios, em relação ao mesmo período do ano anterior, que posiciona o estado com o terceiro maior índice de crescimento no período no país. Esse levantamento faz parte da segunda edição do “Mapa da Logística”, realizado pela Loggi que apresenta dados e tendências de entregas de pacotes no segundo trimestre de 2025 no Brasil.
Entre os primeiros colocados estão os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com aumentos de 275% e 175% na emissão de pacotes, respectivamente, seguidos por Goiás (167%), Espírito Santo (124%) e Minas Gerais (45%). Além disso, Goiás destacou-se como o sétimo estado com maior quantidade de envio de pacotes por pequenas e médias empresas (PMEs).

De acordo com o levantamento, os empreendedores vêm se posicionando estrategicamente no mercado brasileiro — não apenas pela presença em diversas localidades do país, mas também pelo aumento no volume de envios, pelo valor agregado de suas mercadorias e pela adoção de modelos logísticos mais flexíveis, acessíveis e eficientes.
Entre os produtos mais comercializados no período na região Centro-Oeste do Brasil, estão: vestuário e moda (1º), serviços financeiros (2º), cosméticos e perfumaria (3º), eletrônicos e informática (4º) e itens de livrarias (5º).
As datas comemorativas, como Dia das Mães e Dia dos Namorados, também foram impulsionadores do avanço das vendas e entregas em todo o país, representando 32% dos volumes de todo o trimestre.

Sobre o Mapa da Logística
O Mapa da Logística é um levantamento da Loggi lançado em 2025 que apresenta a cada trimestre os dados locais e nacionais de envios e entregas, destaca categorias de produtos em expansão, além de trazer insights e ser referência para empresas de todos os tamanhos, em especial pequenos e médios empreendedores que vendem online para se conectarem com novos mercados em expansão e ampliarem suas vendas.
Os dados são coletados com base em envios realizados — entre pequenos, médios e grandes negócios, desde quem envia dezenas de pacotes até milhares diariamente — em todas as regiões do Brasil.
Nesta segunda edição, foi analisado o movimento logístico do Brasil no 2º trimestre deste ano, considerando mais de 16 milhões de pacotes enviados em mais de 5 mil municípios conectados nas cinco regiões do país, por uma base de 21 mil empresas de diferentes segmentos e regiões.