Home / Educação

EDUCAÇÃO

22 de abril é comemorado o Dia da Terra e neste ano, o tema gira em torno da recuperação do planeta

Neste dia 22 de abril é comemorado anualmente o Dia da Terra, também chamado de Dia do Planeta Terra ou Dia da Mãe Terra, e que reconhece a importância do planeta e alerta todos os habitantes a necessidade de preservar os recursos naturais do mundo.

O Dia da Terra foi comemorado pela primeira vez nos Estados Unidos, no dia 22 de abril de 1970, promovidas pelo senador americano Gaylord Nelson (1916-2005), que organizou um fórum ambiental, envolvendo cerca de 20 milhões de participantes.

Este é o dia do ano mais importante para o planeta Terra, onde ​ desenvolvem-se várias iniciativas sobre a importância do planeta como, escrever frases e poemas sobre a importância do planeta, plantar árvores, separar resíduos, etc.

O Dia da Terra, também é dedicado a chamar a atenção para a necessidade de promover um desenvolvimento sustentável enquanto fator fundamental para a qualidade de vida das futuras gerações.

Neste ano, o tema gira em torno da Recuperação da Terra, e é assinalado através de uma cimeira climática global convocada pela Administração do Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

Cada um de nós podemos ajudar com pequenas ações para reduzir nossa pegada ecológica, veja abaixo:

– Alimentação: esta é talvez a área onde cada um de nós pode mais facilmente reduzir a sua pegada ecológica, nomeadamente através da redução do consumo de proteína animal. A realidade portuguesa mostra-nos que comemos 200% a mais de proteína animal do que deveríamos e apenas cerca de metade da fruta, dois terços dos vegetais e menos de um quarto das leguminosas. Para mudar este problema ambiental poderá começar por fazer menos refeições com carne, por introduzir as leguminosas em sua substituição e reforçar os legumes e frutas comprados frescos, locais e não processados. Para bem da sua saúde prefira produtos de modo de produção biológico.

-Consumo: Sempre que estiver prestes a comprar algo, pergunte a si mesmo se é mesmo necessário comprar. Se consegue pedir emprestado, alugar ou comprar em segunda mão? Que recursos foram usados, onde foi feito e por quem (e em que condições sociais)? Se é durável, reutilizável, reparável, atualizável? Se pode ser reciclado no final da sua vida. Estas questões evitam muitas despesas desnecessários e poupa toneladas de recursos ambientais.

– Mobilidade: esta continua a ser uma das áreas de grande impacto na nossa vida, em particular se viajarmos de avião. Contudo, a utilização do transporte individual é também uma das ações mais impactantes do nosso quotidiano.

– Participação cívica: exija melhores políticas públicas e que as empresas nos forneçam produtos e serviços que respeitem o equilíbrio ambiental, os direitos humanos e promovam a nossa saúde. Peça mais produtos com rótulos ecológicos, produtos biológicos sejam mais acessíveis, para que haja menos produtos descartáveis e mais opções de reutilização, reparação e atualização.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias