Home / Brasil

BRASIL

Falta do censo pode deixar país sem saber número de crianças foram as escola

Com a suspensão do censo demográfico feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), especialista afirmam que faltarão dados e referências para comprovar se as políticas que aplicaram em dez anos fizeram efeitos que não haverá informação para formular para anos futuro.

O censo é uma pesquisa realizada de dez a dez anos através do IBGE no qual quando é feita a pesquisa são levantados números sobre a sociedade brasileira onde engloba dados educacionais, cor, sexo, ocupação e as faixas de renda da população, no mesmo modo é traçado um perfil socioeconômico do País para determinada pesquisa.

Igualmente por estes dados que são levantados nas pesquisas que são distribuído os recursos para a educação, saúde, assistência e todas a políticas publicas.

Por exemplo nos dados de Educação o Censo faria um estudo sobre analfabetismo indicando a quantidade de pessoas que não sabem ler dentro do estudo elaborado, como também coletam informações sobre escolaridade cruzando dados com a idade da população de uma determinada cidade mostrando qual faixa não concluiu os estudos, igualmente pode apontar o índice de crianças fora da escola mostrando a demanda de vagas por creches.

Porque o censo foi suspenso?

O levantamento foi suspenso por que o orçamento de 2021 aprovado pelo Presidente Jair Bolsonaro (Sem partida) na quinta-feira não prevê recursos para realizações de pesquisas. Em 2020 a coleta de dados já tinha sido adiada para 2021 porém a divulgação dos dados estavam agendadas para 2022 mas ainda nada foi divulgado ou anunciado .

"Sem o Censo o Brasil se assemelha ao Afeganistão, Congo, Líbia, Haiti e outros estado falidos ou em guerra que estão a mais de 11 anos sem informações estatísticas adequadas para apoiar suas politicas econômicas e sociais" , foi o que ressaltaram os ex-presidentes do IBGE em uma carta aberta.

Leia também:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias