Home / Educação

EDUCAÇÃO

Ensino bilíngue: soluções digitais para aprender línguas estrangeiras

Oportunidades de emprego, expansão do conhecimento e ampliação de repertório linguístico e desenvolvimento cognitivo. Essas são apenas algumas das vantagens que aprender uma nova língua proporciona. Portanto, o ensino de uma nova língua é de extrema importância para o aprendizado nas escolas. Pensando nisso, a Árvore, que oferece soluções de leitura digital para escolas públicas e privadas e atende mais de um milhão de alunos no país, investiu em novas funcionalidades na plataforma Árvore Livros visando o ensino bilíngue, com um acervo de mais de dois mil títulos no idioma mais popular do mundo.
De acordo com o Relatório Anual sobre o Aprendizado de Idiomas, o Brasil é o país que mais estuda inglês no mundo, tanto percentualmente como em número de alunos. Segundo o estudo, 61% dos brasileiros, ao escolher uma língua estrangeira para estudar, optam pelo curso de inglês, mas têm dificuldade no aprendizado. “Ter proficiência na comunicação em inglês no Brasil, significa uma forte competitividade econômica e perspectivas futuras para os estudantes. No entanto, no país, a desigualdade social e a falta de acesso à educação de qualidade afetam as possibilidades da população obter esse aprendizado”, avalia Letícia Reina, gestora pedagógica da Árvore.
Imersão completa
A solução bilíngue da Árvore Livros disponibiliza livros com nivelamento, que facilitam a escolha de textos adequados à proficiência de cada leitor. Além disso, o streaming de leitura oferece materiais exclusivos de apoio pedagógico para ajudar as escolas no ensino da língua e troca de idioma da plataforma para imersão completa na experiência. “Todas essas ferramentas são ainda mais relevantes quando falamos em uma língua estrangeira, onde é necessário avançarmos os graus de dificuldade em leitura de forma progressiva e motivadora. Por isso, oferecer um acervo com indicações realizadas por especialistas para cada nível é um ponto relevante da nossa oferta. Acreditamos que essa possa ser uma ferramenta poderosa para educadores e alunos”, comenta Danielle Brants, cofundadora e Chief Product Officer na Árvore.
Para Danielle, a necessidade em ampliar as funcionalidades da plataforma e incluir o módulo em inglês é baseado em dois importantes pilares: o que as escolas parceiras solicitam e o que percebem como tendência relevante no mercado educacional. “Dessa forma, ao escutar as escolas pedindo por esse módulo e ao detectarmos essa crescente tendência no mercado, tomamos essa decisão de expansão”, contou a diretora.
Ferramenta de comunicação essencial
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) torna o ensino da língua inglesa obrigatório, pois a interpreta como ferramenta de comunicação essencial no mundo globalizado, o que permite aos jovens e crianças exercerem sua cidadania e ampliarem suas possibilidades de interação. De acordo com Letícia Reina, a importância de os alunos terem acesso a uma língua estrangeira desde cedo proporciona, entre outros, benefícios cognitivos. “O cérebro que se desenvolve em um ambiente multilinguístico/bilíngue tem conexões neurais que ajudam o aluno no reconhecimento e compreensão de informações. Há ainda uma ampliação significativa nas capacidades de foco e concentração. Além de aumentar as possibilidades de realização simultânea de tarefas e resolução de problemas. Falar mais de uma língua também expande o vocabulário e as habilidades de comunicação e de socialização”, explica a gestora.
Além de estar alinhada com as demandas exigidas pela BNCC, em relação ao ensino da língua inglesa, a ferramenta disponibilizada pela Árvore amplia o repertório cultural. “Começando desde cedo na escola, quando existe uma flexibilidade cerebral que favorece o aprendizado de novas línguas e se estendendo durante toda a escolaridade, o estudante expande o universo cultural e se torna mais preparado para um mercado diverso de profissões”, comenta Letícia.
Saiba mais em: https://arvore.com.br/livros/ingles
Sobre a Árvore
A Árvore é uma edtech com soluções de leitura digital para escolas públicas e privadas, que tem o objetivo de potencializar a educação e formar cada vez mais leitores no Brasil. Conta com mais de 30 mil títulos e conteúdos de atualidades, sendo uma das maiores edtechs para educação básica do Brasil. A contratação das soluções é feita através de assinaturas por meio da escola ou instituição, conforme o número de usuários que utilizarão o serviço. Os selos Árvore Livros e Árvore Atualidades utilizam a gamificação para ampliar a frequência de leitura, unindo aprendizagem e jogos. Com um acervo diversificado e atraente, o ambiente virtual também oferece suporte pedagógico aos educadores, sequências didáticas, atividades, relatórios e trilhas de leitura alinhadas à BNCC.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias