Home / Educação

EDUCAÇÃO

Prefeitura de Goiânia lança programa Smart Educação

A Prefeitura de Goiânia lançou ontem (25/10) o Smart Educação, projeto de modernização total das plataformas educacionais utilizadas na rede municipal de Educação. A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SME) faz parte da comemoração ao aniversário de Goiânia, que completou 88 anos no dia 24 de outubro.

A solenidade de lançamento foi realizada no Teatro da PUC, localizado no Jardim Goiás, e contou com a presença do prefeito Rogério Cruz, do secretário municipal de Educação professor Wellington Bessa, entre outras autoridades. Além do lançamento do Smart Educação, a Prefeitura fez a entrega simbólica de mais de 130 mochilas digitais a unidades educacionais, oriundas da parceria com a Fundação Telefônica Vivo.

Parceiras de muitos anos, Prefeitura e Fundação Telefônica Vivo deram mais um passo rumo ao aperfeiçoamento da tecnologia nas escolas municipais. A professora Jordana Reis, representante da FTV, falou sobre a parceria e sobre a formação continuada para o uso dos kits de tecnologia.

"Gostaria de agradecer essa parceria que tem sido construída e amadurecida desde 2019. Já realizamos inúmeras ações formativas e, durante esse processo, as equipes escolares tiveram a oportunidade de realizar a primeira formação relacionada aos equipamentos tecnológicos. A ação foi muito exitosa, graças ao trabalho das equipes das gerências de Tecnologia Educacional e de Formação de Profissionais da SME", disse.

O secretário municipal de Educação, professor Wellington Bessa, destacou que o Smart Educação será um legado deixado para a educação municipal.
"É um projeto que será um legado para a rede municipal de Educação. 'Smart' vem do inglês, quer dizer 'inteligência', e traz consigo princípios para que a Educação tenha uma facilidade maior no processo de ensino-aprendizagem. É um processo bonito e moderno que só é possível graças ao nosso Smart-prefeito Rogério Cruz. Não adianta vontade, se não tivermos o apoio de um gestor que também acredita na Educação e na tecnologia", salientou, em discurso aos professores presentes no Teatro da PUC.

Após a entrega dos kits, o prefeito Rogério Cruz discursou sobre a modernização geral da cidade, com o projeto Cidade Inteligente, e enalteceu a importância de utilizar a tecnologia com inteligência nos processos educativos na Educação Municipal.

"Por onde eu passo, as pessoas têm falado bem da Educação de Goiânia. Nossa Educação precisa ser inteligente e é nisso que estamos apostando. Parabenizo o professor Bessa por todo o apoio que tem dado à gestão. Temos, na Cidade Inteligente, programas voltados para saúde, mobilidade, transparência e gestão. Quando se fala em tecnologia, se fala em inteligência, e para criarmos nossas crianças com inteligência, vamos usar a tecnologia. E isso é só o começo", pontuou o prefeito.

Conteúdos
O Smart Educação é um projeto que tem como objetivo integrar conteúdos digitais e ferramentas/plataformas, com intuito de facilitar o compartilhamento entre os diversos atores da Educação (pais, alunos e professores), bem como possibilitar que matrícula e acompanhamento dos pais sejam realizados por meio de plataformas digitais, entre outras iniciativas relevantes para a modernização dessa área.

Iniciativa conta com nove projetos

  1. Wi-fi Estudante/Professor: wi-fi gratuito para estudantes e professores no ambiente escolar;
  2. Vagas on-line (E-matrícula): permite aos cidadãos obter informações sobre as escolas, tais como disponibilidade de vagas e lista de espera;
  3. EAD Cloud (Portal Conexão Escola): plataforma de ensino a distância disponível para atividades complementares para os alunos;
  4. Toolbox: iniciativa que agrupa vários aplicativos, avaliados por professores para melhorar o aprendizado;
  5. Mobile World (Moodle SME): oferece acesso a conteúdo no celular/on-line para completar a formação pedagógica. Possui mais de cem aplicativos gratuitos e pagos;
  6. Projeto Aula Digital: aula digital para o atendimento de populações de periferias urbanas ou rurais;
  7. Biblioteca Virtual (Midiateca): criação de uma biblioteca virtual para a rede municipal;
  8. Laboratório Maker: : implantação de dez (10) laboratórios pilotos para fomentar a cultura maker nas Escolas de Ensino Fundamental em Tempo Integral;
  9. QR-Code Literário/Poético: criação de Qr Codes a partir de poemas escritos por alunos da Rede Municipal em homenagem ao aniversário de Goiânia. Os poemas serão espalhados pela cidade.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias