Home / Educação

EDUCAÇÃO

Dia do Pedagogo: Ensinar é estimular a sonhar

Pedagogia é um conjunto de técnicas, princípios, métodos e estratégias da educação e do ensino, relacionados à administração de escolas e à condução dos assuntos educacionais em um determinado contexto. Uma ciência em que estuda os ideais de educação, segundo uma determinada concepção de vida, e dos processos e técnicas mais eficientes para realizá-los. Visando aperfeiçoar e estimular a capacidade das pessoas, seguindo objetivos definidos. “O pedagogo é o profissional que estudou a fundo teorias educacionais e , se capacitou, treinou em estágios e colocou muito a ‘mão na massa' para aprender a ensinar, aprender a pensar certo para ensinar certo”. explica a pedagoga Andressa de Lima Miranda.

Esse profissional é fundamental na formação dos indivíduos, já que prepara pessoas capazes de compreender e colaborar para a evolução da educação e o desenvolvimento do país. Andressa explica que a pedagogia proporciona ao ser humano ir além, e a sonhar. “É o profissional que aprendeu a enxergar a educação como uma ponte que pode levar o indivíduo da realidade na qual ele se encontra para uma realidade melhor, para um lugar onde ele possa ter a oportunidade de escolher ser o que quiser. O pedagogo sabe que a esperança é o fomento dos sonhos! E é esse o maior papel: ensinar que se pode sonhar!”, diz.

O psicólogo e especialista em neuropsicopedagogia, Leonardo Gonçalves Hayane afirma que não há desenvolvimento sem aprendizagem. “Falamos de desenvolvimento humano desde o primeiro momento de nossas vidas ainda no útero materno até o último momento de nossa existência na terra. E da mesma forma ocorre o processo de aprendizagem, como algo inerente à própria vida, ou seja a vida não existiria sem desenvolvimento e o mesmo não existiria sem uma aprendizagem constante”, pontua Leonardo.

A Pedagogia permite uma maior interação e capacidade de conexão com o mundo

Segundo ele, a pedagogia também permite uma interação produtiva e maior capacidade de se conectar com o mundo. “Alcança todas as possibilidades onde os seres humanos existam e interajam entre si e o ambiente que nos cerca. Assim amplia nossa capacidade de viver em sociedade. Criando e recriando novos horizontes que nos permite evoluir no conhecimento, perpetuando nossa história, legado e riqueza que só o conhecimento pode trazer”, afirma.

O profissional pedagogo está presente em todas as etapas da formação educacional formal do indivíduo. Desde os primeiros dias na educação infantil até no pós doutorado ele se faz necessário. Andressa afirma que o amor é o que define os profissionais dessa área. "A maior motivação do professor é o amor a educação, às crianças e ao processo de ensino e aprendizagem. Não há dinheiro que recompense de forma justa este trabalho, mas, muitas vezes, ver uma criança identificando letras numa palavra simples faz tudo valer a pena”, conta a pedagoga.

De acordo com ela, há alguns desafios e barreiras que se fazem presentes no caminhar da profissão. “Falta de reconhecimento dos governantes, demanda de trabalho muitas vezes exaustiva, remuneração incompatível com nossa formação e condições de trabalho muitas vezes inapropriadas”, afirma Andressa. Ela conta um pouco dos desafios diários enfrentados na profissão. “O pedagogo é o profissional que perde noites e fins de semana preparando e organizando o seu trabalho, arca com seus próprios recursos para adquirir e dar materiais às crianças, preocupa-se de verdade com as dificuldades do aprendiz e busca a todo custo sanar essas dificuldades, e , muitas vezes, esta parte invisível do trabalho não é reconhecida”, conta a professora.

Mãe comemora retorno das aulas presenciais, e diz que crianças tiveram o ensino prejudicado por conta da pandemia

Adilza Francisca Costa, mãe de Gabriela Teixeira Costa, de 9 anos,vem tendo uma boa experiência desde que sua filha ingressou na vida escolar. Segundo ela, com a pandemia do novo coronavírus foi um tanto ruim no aprendizagem de Gabriela. “Quando ela voltou agora para a escola, aprendeu bastante. Ela está na terceira serie e esta aprendendo a ler e a escrever. O tempo que ficou parado prejudicou muito as crianças. Então, para mim foi muito bom esse retorno. É muito bom contar com os professores para ensinar”, conta a mãe.

Andressa conta que escolheu a pedagogia pelo sonho de ensinar e transforma a vida das pessoas para melhor. De acordo com ela, sua maior meta enquanto pedagoga é de que a educação seja vista como prioridade e que haja um ensino de qualidade. “O que todo educador deseja, de todo o coração, é que um dia a educação seja vista como uma prioridade em nosso país. O sonho é ver crianças de todos os tipos e classes sendo atendidas de forma equânime. Que essas crianças ganhem asas e voz a partir de uma educação de qualidade”, explica.

Leia também:

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias