Home / Educação

EDUCAÇÃO

Estudantes se preparam para concorrer às mais de 222 mil vagas do SISU

Somente em Goiás são mais de 6.800 vagas, o que é uma boa chance para facilitar a entrada de estudantes nas faculdades por meio do SISU


			Foto: Reprodução/UnB
Fernando Boeira Keller

Na primeira edição de 2023, o o Governo Federal irá ofertar 222.145 vagas para estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e irão usar o Sistema de Seleção Unificado (Sisu) para ingressar na faculdade. Somente em Goiás, são mais de 6.868 vagas ofertadas, divididas em diferentes instituições federais da capital e do interior.

A estudante Iara Oliveira, de 17 anos, quer cursar Inteligência Artificial na Universidade Federal de Goiás (UFG), e afirma que a oferta de vagas no Sisu é uma boa oportunidade para estudantes que sonham em entrar na universidade.

A estudante afirma que está apreensiva, já que não controlou bem o tempo de prova.

"Não me sinto muito confiante com a nota do Enem, pois não foi o vestibular que foquei ao longo do ano e me sinto muito ansiosa", desabafa.

Ela também pretende ingressar na Universidade de São Paulo (USP) no curso de Matemática aplicada e computacional, ela comenta sobre as expectativas para ingressar no ensino superior.

"A expectativa é de ser suficiente para conseguir entrar na universidade", afirma.

Como o Sisu é uma porta de entrada pra um estudante que não tem condições de fazer um cursinho ou entrar em uma faculdade particular, possa entrar na faculdade pública, Iara afirma que este sistema ajudaria bastante nas finanças da família, pois é uma economia a mais não precisar pagar para estudar.

Dada a realidade social do Brasil, na qual muitas pessoas não têm acesso à educação superior, Iara reflete sobre a educação e a realidade socioeconômica. Para ela, deveria haver mais vagas no Sisu.

"A baixa quantidade de vagas acaba limitando a realidade da pesquisa e não valoriza o potencial acadêmico do país", alega a estudante.

A estudante Ana liz Reis Pucci, de 17 anos, ainda está indecisa quanto ao curso que quer fazer, mas já tem um em mente.

"Ainda estou me decidindo em relação ao curso, mas tenho quase certeza que vou tentar passar em jornalismo, e pretenso usar o Sisu para ingressar na faculdade pública", diz.

Sobre os benefícios do Sisu, ela afirma que é um mecanismo que facilita para que o estudante tenha acesso às faculdades, já que ele agrega grande parte delas.

"Minha primeira opção é a UFG, por estar perto de casa. Mas também tenho como opção a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e algumas paulistas", afirma Ana.

Já em realação às expectativas, a estudante está confiante e diz estar "super ansiosa"para a vida universitária. Sobre a nota do Enem, ela espera que seja boa o suficiente para que seja aprovada, e que confia nos seus estudos, então pode dizer que está confiante.

Vale lembrar que as vagas disponibilizadas são para instituições federais, e o Portal Nacional de Educação preparou um mapa interativo com um total de vagas de cada instituição de ensino superior.

As inscrições para o Sisu começarão no dia 28 de fevereiro e podem ser feitas até às 23h59 do dia 3 de março.

Confira o cronograma:

Data a definir - consulta das vagas;

28 de fevereiro a 3 de março - inscrições;

7 de março - resultado da chamada regular;

Data a definir - matrícula;

7 de março a data a definir - manifestação da lista de espera;

Data a definir - lista de espera.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias