Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Cinema, fotografia e circo

O final de ano se aproxima e chegou a hora de fazer um “balanço” do que ocorreu em 2017. Apresentações artísticas que mais marcaram o público, aquele CD que deve ser repetido nos rádios pelos próxi­mos anos e tudo mais que ser­viu de alimento ou oxigênio para continuar vivo em um ano tu­multuado. Enfim, é hora de reu­nir o trabalho produzido duran­te o ano e perceber, que apesar de difícil, tivemos um ano interes­sante. Com esse pensamento os alunos e ex-alunos dos cursos de graduação e pós-graduação em Cinema e Audiovisual da Univer­sidade Estadual de Goiás (UEG), reuniram em uma exposição os trabalhos realizados durante todo o ano de 2017. A exposição será realizada no Circo Laheto, neste domingo (17/12).

A exposição ocorre sobre a orien­tação do coordenador do CriaLab, professor Marcelo Costa e da pro­fessora Júlia Mariano. Os alunos do curso de Publicidade e Propa­ganda da Universidade Federal de Goiás (UFG) também participam da exposição, sob coordenação da professora Rita Vidica, com fotos de registros das atividades do Cir­co Laheto, do dia-a-dia do picadei­ro. Entre as imagens retratadas estão os espetáculos, o trabalho das arte­-educadoras e atividades do projeto social conhecido como “Arte, Circo e Cidadania”. A exposição “Sob a lona do circo, Esperança!” conta com 140 fotos e 8 documentários, todos pro­duzidos neste ano por alunos e ex­-alunos destas instituições.

O espaço do circo deverá criar uma sensação extra ao público que frequentar a exposição, um mergu­lho nesse mundo lúdico do picadei­ro, dos palhaços e fogos de artifício. Serão utilizados materiais e instru­mentos circenses, para que os vi­sitantes possam também intera­gir com o trabalho exposto. As fotos também estão impressas em for­matos e suportes diversos, a fim de causar mais percepções no público que visitar o espaço. Serão apresen­tados oito documentários no total, com duração média de 5 minutos cada um. Os filmes retratam a his­tória dos fundadores, arte-educa­dores e artistas que fazem parte do Circo Laheto. A visitação está aber­ta a partir das 15h do domingo, na data estará ocorrendo o “Domingo no Circo”, projeto que realiza ofici­nas circenses com o público. Tam­bém será apresentado o espetáculo “Uma lição nordestina”, apresenta­do pelas crianças e adolescentes do projeto social, em conjunto com os trabalhadores do Circo. A entrada custa R$ 10,00 e toda a verba será destinada para a manutenção e conservação do Circo Laheto.

DOMINGO NO CIRCO

A exposição de fim de ano dos alunos e ex-alunos da UEG e UFG celebra o trabalho do Circo Laheto. Além de apresentar um apanha­do dos trabalhos realizados duran­te do ano de 2017, a exposição se volta para o trabalho social realiza­do no circo, pelos artistas e arte-e­ducadores que dão vida ao espaço. O Circo Laheto é uma Organiza­ção da Sociedade Civil que há 24 anos realiza ações com meninos e meninas dos bairros vizinhos ao espaço e também de alunos e es­colas públicas de Goiânia. O espa­ço já atendeu mais de 6 mil crian­ças e cerca de 4500 famílias foram atendidas por meio do projeto “Arte, Circo e Cidadania”, temati­zado em alguns filmes e fotos da mostra. Atualmente, 180 crianças e adolescentes, com idades entre 6 e 17 anos, fazem parte do projeto no Circo Laheto gratuitamente.

Os alunos do Circo Laheto participam de aulas de pernas­-de-pau, malabares, monociclo, diabolô, palhaçaria, tecido acro­bático, trapézio, lira e outras apre­sentações artísticas ligadas ao universo do circo. As crianças tam­bém recebem incentivos à leitura, produção de textos, e aulas de tea­tro e música. Professoras e estagiá­rios da Universidade Federal de Goiás (UFG) também ministram oficinas de matemática, nutrição e pedagogia. O Circo Laheto está localizado no Parque da Criança, Rua 72, no Jardim Goiás.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias