Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Lançamento do livro Modus Operandi de Thaise Monteiro

A poeta e atriz Thaise Montei­ro lança amanhã, 16 de dezem­bro, o livro Modus Operandi. O livro de poemas foi menção hon­rosa no Prêmio Bolsa de Publica­ções Hugo de Carvalho Ramos, bolsa existente desde 1944, prê­mio literário em atividade contí­nua mais antigo do País, que teve Bernardo Elis com primeiro ven­cedor.

O livro foi prefaciado por Mi­cheliny Verunschk, autora que venceu o Prêmio São Paulo de Literatura em 2015, com o ro­mance Nossa Teresa – vida e morte de uma santa suicida, na categoria melhor romance es­crito por autor estreante acima de 40 anos, e por Manoel Her­zog, autor semifinalista do Prê­mio Portugal Telecom em 2014, cujo livro de poemas intitulado A comédia de Alissia Bloom ga­nhou o terceiro lugar no prê­mio Jabuti de poesia.

No evento de lançamento do livro a poeta/atriz apresentará cena teatral com poemas de seu livro, Teresa, Maria, Lili, pela Cia de Arte Poesia que Gira. O grupo de leitura Corpo de voz, dirigido pelo professor e poeta Jamesson Buarque, apresentará leituras de poemas.

SOBRE A AUTORA

Modus Operandi é o livro de estreia de Thaise Monteiro, nas­cida em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, em 29 de março de 1987. Goiana desde os dois anos de idade, descobre nestas terras o gosto pela poesia e pelo teatro, fundando, em 2006, a Cia de Arte Poesia que Gira, onde desenvolve trabalhos como atriz, atuando também em outros grupos tea­trais da capital. Na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás conclui o Bacharelado em Literatura e a Licenciatura em Língua Portuguesa em 2012. No ano de 2014 torna-se mes­tra e inicia o doutorado na área de Estudos Literários. Em 2015 recebe a menção honrosa pelo presente livro, Modus Operandi, no Prêmio Bolsa de Publicações Hugo de Carvalho Ramos, ofe­recido pela União Brasileira de Escritores – Seção Goiás, con­curso que, em 2016, vence com o livro Equinócio, em fase de pu­blicação.

SOBRE O LIVRO, POR MICHELINY VERUNSCHK

“Modus Operandi, livro de es­treia de Thaise Monteiro, é da­quelas boas surpresas que de tempos em tempos coriscam no cenário literário. Rigor e sensibi­lidade se costuram nas dobras dessas páginas. Um olhar que ora transita da grande angular para a particularidade, que ora abre no singular aquilo que é ge­ral. Nesse movimento, interessa à poeta, principalmente o hu­mano: a dor, a angústia, a soli­dão, a respiração. É, aliás, admi­rável o modo como se articulam esses movimentos e as noções de dentro e fora: como se fosse possível circular concomitante­mente pelos espaços íntimos do sujeito poético e pelas paisagens que o circundam.”

LANÇAMENTO DO LIVRO: MODUS OPERANDI

Categoria: Poesia

Autora: Thaise Monteiro

Prefácio: Micheliny Verunschk e Manoel Herzog

Revisão: Helissa Oliveira Soares

Arte: Leandro Teixeira

Designer: Leo Teixeira

Editora: RF

Local de Lançamento: Oficina Cultural Geppetto

Data: Sábado, dia 16/12/2017

Horário: 20h

Local: Oficina Cultural Geppet­to - Rua Mil e Treze, Qd. 39, Lt. 11, Setor Pedro Ludovico

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias