Entretenimento

Terra Cabula na Toca

diario da manha

A Toca vai receber a ban­da Terra Cabula, numa noi­te para celebrar as raízes, com muita música brasileira e ritmos africanos. Uma mis­tura eclética que vai da con­gada, maracatu, afoxé até o rock, funk, jazz e o afrobeat. O show começa a partir das 21h e a entrada custa 10 reais.

A BANDA

Terra Cabula, formada por Vinícius Bolivar (vocal), Emanuel Mastrella (contra­baixo, samplers e backing vo­cal), Ingrid Lobo (guitarra, violão e backing vocal), Ga­briel Gueiros (guitarra e ba­cking vocal), Weiler Jahmai­ka (bateria) e Kemuel Kesley (percussão), foi criada a par­tir das resultantes de uma pesquisa de longa data acer­ca das manifestações cultu­rais afro-brasileiras. A banda surge com o intuito de res­gatar a extensa gama de rit­mos e sonoridades presentes na relação Brasil-África, bem como os desdobramentos da mesma, referente à formação cultural do povo brasileiro.

A escolha do nome repre­senta a própria fusão de ele­mentos sincréticos que mar­ca historicamente grande parte do processo de forma­ção da identidade cultural/ religiosa brasileira. Cabu­la é o termo resultante dos volteios em que os negros escravizados encontravam para exercer sua cultu­ra e crença no Brasil diante das barreiras da coloniza­ção cristã. Ao misturar ritos africanos com elementos do cristianismo surge uma nova prática cultural/reli­giosa permeada pela fusão de crenças e culturas.

Ao assumir, musicalmen­te, essa profusão de elemen­tos e identidades, Terra Ca­bula adota em seu repertório referências do universo fol­clórico e popular afro-brasi­leiro como congada, maraca­tu, afoxé e toques de terreiro a partir de uma proposta con­temporânea que apresenta uma releitura estética desses elementos, compondo sono­ridades híbridas que partem de diálogos e confrontos ex­perimentais da tradição es­trutural com o rock, o funk, o jazz e o afrobeat.

Em seu show intitulado Clarão apresenta canções autorais e de domínio pú­blico com influências híbri­das que vão dos batuques de terreiro ao rock progressivo, evocando a cada sonoridade um grito de resistência a an­cestralidade do coletivo bra­sileiro, num ambiente catár­tico e libertador.

A banda independente, for­mada em 2015, define o show como uma releitura poética e contemporânea das origens sincréticas da brasilidade em sua essência provocante e con­testadora e convida o público a transcender os sentidos e en­tregar-se de corpo aberto ao banquete sonoro. Quem fica por conta da sonorização da área externa é o DJ SircØ.

 

TERRA CABULA NA TOCA

Data: 15/12 (sexta)

Local: A nova Toca Coletivo (Av. C-104, Qd. 222, Lt. 08 – Jardim América, Goiânia – GO, 74250-030)

Horário: 21h às 2h

Entrada: $ 10,00 (entrada so­mente em dinheiro)

 

Comentários

Mais de Entretenimento

10 de julho de 2019 as 09:38

HORÓSCOPO 10/07/2019

9 de julho de 2019 as 11:36

Cuphead vai se tornar série na Netflix

25 de maio de 2019 as 19:51

Atriz Lady Francisco morre no Rio