Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

8 condições mentais incomuns

Mente é o estado da consciência ou sub­consciência que possibilita a expressão da natureza humana. 'Mente' é um conceito bastante utili­zado para descrever as fun­ções superiores do cérebro humano relacionadas a cog­nição e comportamento, po­rém ela pode enganar-nos. Qualquer problema com esta função normal leva a pa­drões comportamentais as­sociados com a aflição psi­cológica ou deficiência física que ocorre em um indivíduo, que não faz parte do desen­volvimento normal ou a cul­tura.

DESREALIZAÇÃO

Desrealização (DR) é uma alteração na percepção ou a experiência do mundo ex­terno, de modo que parece estranho ou irreal. Outros sintomas incluem sensação de que seu ambiente é des­provido de espontaneida­de, coloração, emoção e pro­fundidade. É um sintoma dissociativo de muitas con­dições, tais como distúrbios psiquiátricos e neurológicos.

O aspecto central da des­personalização é a sensação de estar desligado do mundo como se, na verdade, estives­se sonhando. O indivíduo que experimenta a despersonali­zação tem a impressão de es­tar num mundo fictício, irreal mas a convicção da realidade não se altera

O descolamento de reali­zação pode ser descrita como uma substância imaterial que separa uma pessoa do mun­do exterior, como um nevoeiro sensorial, um painel de vidro, ou um véu. As pessoas podem reclamar que o que vêem fal­ta vivacidade e emoção o que faz parecer estranho, bizarro e surreal. Tais alterações per­ceptuais também pode se es­tender para os sentidos da au­dição, paladar e olfato.

AUTOPHAGIA

Como um distúrbio men­tal / sintoma, Autophagia é um caso em que um é obrigado a proporcionar dor a si mesmo através de mordidas e/ou de­vorando partes do corpo. Às vezes, é causado pela ansieda­de sexual grave, algumas ve­zes combinados com esquizo­frenia ou psicose.

SINESTESIA

Sinestesia é a relação de planos sensoriais diferentes: Por exemplo, o gosto com o cheiro, ou a visão com o olfa­to. O termo é usado para des­crever uma figura de lingua­gem e uma série de fenômenos provocados por uma condição neurológica.

TRANSTORNO DE IDENTIDADE DE AMPUTADOS

É um transtorno mental em que o indivíduo acha que seria mais feliz caso vivesse como um amputado é, geralmente, se não sempre, acompanhado pelo ter­rível desejo de amputar um ou mais membros saudáveis, a fim de saciar seu desejo.

Pode ou não pode ser carac­terizado por uma motivação sexual por ser ou parecer com um amputado que é chamado Apotemnofilia. Além disso, a Acrotomofilia, que é quando uma pessoa se sente sexual­mente atraída por outras pes­soas que são amputadas, mas raramente são associadas.

SHOPAHOLISM

Oniomania é o termo técni­co para shopaholism, o desejo compulsivo de comprar. A pes­soa viciada fica em um círculo vicioso que consiste de emo­ções negativas como raiva e estresse, que levam a comprar algo. Após a compra é normal ocorrer o arrependimento ou depressão. E para se livrar des­ses sentimentos as pessoas voltam a comprar, fechando assim o círculo vicioso.

As vítimas geralmente so­frem de estados de espírito de satisfação quando estão comprando, o que parece faz a vida ter sentido, deixando­-os esquecer suas tristezas. Depois que deixa o ambiente onde ocorreu a compra o sen­timento de satisfação passa. Para compensar, a pessoa vi­ciada vai às compras nova­mente. Eventualmente, um sentimento de repressão vai superar a pessoa. Por exem­plo, a pessoa se sente tão en­vergonhada dessa situação que algumas vezes acaba des­truindo ou escondendo o que comprou durante a crise.

SÍNDROME DO CADÁVER AMBULANTE

Cadaver ambulante ou Sín­drome Cotard, também co­nhecido como niilista ou delírio de negação, é uma de­sordem neuropsiquiátrica rara em que as pessoas têm a cren­ça ilusória de que estão mortas (seja em sentido figurado ou li­teral), não existem, são podres, ou perderam o seu sangue ou órgãos internos. Raramente pode incluir delírios de Imor­talidade. Alguém que sofre desse grave estado começa a negar a sua própria existência.

SÍNDROME ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS

Também conhecida como síndrome de Todd, é uma condição neurológica que afeta e desorienta a percep­ção humana. As pessoas que sofrem dessa síndrome po­dem experimentar microp­sia, macropsia (descritas abaixo) e distorção do tama­nho de outras modalidades sensoriais. Uma condição temporária, ela é freqüente­mente associada com enxa­quecas, tumores cerebrais eo uso de drogas psicoativas.

Micrópsia é uma condição neurológica que afeta a per­cepção visual humana e os ob­jetos, seres humanos, anima­dos e inanimados são vistos como se fossem substancial­mente menor do que realmen­te são. Micrópsia pode ser cau­sado por uma distorção ótica de imagens nos olhos (como óculos ou por certas doenças oculares) ou por uma disfun­ção neurológica. Da mesma forma macropsia é a condição inversa e é caracterizada por objetos que parecem substan­cialmente maiores do que re­almente são, por exemplo um carro pode parecer tão grande quanto uma montanha.

LICANTROPIA CLÍNICA

Licantropia clínica é uma rara síndrome psiquiátrica na qual a pessoa afetada sofre a ilusão de poder se transfor­mar, ou de fato ter se transfor­mado, em um animal, ou que tal pessoa é, de alguma forma, um animal. A palavra é deriva­da da condição mitológica da Licantropia, uma aflição so­brenatural na qual as pessoas se transformam fisicamente em lobisomens. A palavra zoo­antropia é algumas vezes usa­da para a ilusão de que uma pessoa se transformou em um animal qualquer, e não especi­ficamente em um lobo.

Indivíduos afetados rela­tam a crença ilusória de que se transformaram, ou que es­tão no processo de se trans­formar em outro animal. Já foi relacionada com as alte­rações de estado da mente que acompanham a psicose (o estado mental distorcedor da realidade que, tipicamen­te, envolve ilusões e aluci­nações), sendo que a trans­formação aparentemente só ocorre na mente e comporta­mento da pessoa afligida.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias