Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Inscrições para o 30º Troféu HQMIX são prorrogadas até 2 de março

Artistas, editores e autores têm até 2 de março de 2018 para participar do 30º Tro­féu HQMIX. Este ano, o “Oscar dos quadrinhos” completa 30 anos e promete uma grande festa. As obras podem ser inscritas dentre mais de 40 categorias e depois serão julga­das por um júri formado por 10 es­pecialistas e jornalistas da área de quadrinhos. Após esta primeira fase, serão selecionados 10 finalis­tas, em cada categoria, para o maior troféu de HQ da América Latina que será votado em segundo turno por mais de mil profissionais do setor.

O evento, que acontece todo ano desde que foi criado por Gualberto Costa e o cartunista JAL, no Progra­ma TV MIX, da TV Gazeta, em 1988, tem como padrinho o apresentador Serginho Groisman.

O troféu será outorgado a obras cuja data de seu lançamento tenha sido entre o dia 1º de janeiro a 31 de dezembro do ano em votação (2017). O lançamento terá que ter acontecido em território brasilei­ro e/ou organizado por brasileiros, mesmo que no exterior, dentro do período do ano em questão.

O HQMIX também é o único que premia estudantes, que podem se inscrever com trabalhos de conclu­são de curso, mestrado e doutora­do apresentados durante o ano de 2017. As inscrições podem ser fei­tas pelo site oficial do prêmio: hq­mix.com.br/inscricao-de-obras. Será cobrada uma taxa de R$ 15 por pu­blicação inscrita.

Cada publicação poderá ser ins­crita em até duas categorias com o pagamento de apenas uma taxa de inscrição. Exemplo: uma publica­ção de quadrinho de humor que também é de aventura poderá en­trar em dois itens pelo mesmo pa­gamento de R$ 15. Seus autores já poderão ser inscritos automatica­mente nas categorias de desenhis­tas, coloristas e roteiristas, sem co­brança de taxa. O parâmetro será a inscrição de algum trabalho do au­tor, no ano, nas categorias de pu­blicações.

No site, os participantes encon­tram mais informações de como realizar a inscrição e as regras que devem ser seguidas para cada cate­goria. A forma de julgamento será divulgada após as inscrições, de acordo com o número de inscritos. A primeira fase de seleção resulta­rá na escolha de até 10 concorren­tes por categoria do Troféu. Depois, haverá uma votação final em que os profissionais inscritos de todo o Bra­sil elegerão um finalista de cada ca­tegoria para receber o prêmio.

SAIBA MAIS

CATEGORIAS CONTEMPLADAS PELO TROFÉU HQMIX

Adaptação para os quadrinhos

Publicação composta por adaptação de obra anterior (literatura, cinema, teatro, etc.) através da transposição de linguagem, por exemplo, da verbal para a visual.

Arte-finalista nacional

Desenhista brasileiro que prepara e finaliza tecnicamente uma arte, dando os últimos retoques e realçando o traço do desenho.

Colorista nacional

Artista brasileiro que acrescenta cor à arte branco-e-preto.

Desenhista nacional

Desenhista brasileiro que trabalha em qualquer meio (lápis, tinta, pintura, colagem, etc.) para ilustrar suas histórias ou de outras pessoas.

Destaque internacional

Artista brasileiro que têm seus trabalhos publicados no exterior.

Edição especial estrangeira

Obra estrangeira em quadrinhos publicada em volume único.

Edição especial nacional

Obra nacional em quadrinhos publicada em volume único.

Editora do ano

Editora com maior destaque e relevância no ano anterior ao da realização da cerimônia de premiação.

Livro teórico

Publicação composta por pesquisas, ensaios, textos profissionais, acadêmicos ou científicos voltados para temas relacionados aos Quadrinhos.

Novo talento – desenhista

Desenhista brasileiro que se distingue pela qualidade do seu trabalho e alcança destaque no mercado de quadrinhos por seus primeiros trabalhos.

Novo talento – roteirista

Roteirista brasileiro que se distingue pela qualidade do seu trabalho e alcança destaque no mercado de quadrinhos por seus primeiros trabalhos.

Produção para outras linguagens

Obra baseada em quadrinhos que foi transformada em outras mídias, como adaptações para o cinema ou TV, documentários, peças teatrais, livros, etc.

Projeto editorial

Publicação de quadrinhos que tenha uma proposta editorial diferenciada ou especial.

Publicação de clássico

Obra de republicação de quadrinhos antigos.

Publicação de tira

Publicação de coletâneas de tiras originalmente publicadas em jornais, internet ou de material inédito.

Publicação independente de autor

Obra publicada pelos próprios autores, sem relação direta de editoras.

Publicação independente de grupo

Obra de coletâneas, antologias ou mixes, seguindo um tema ou não, publicada pelos próprios autores, sem relação direta de editoras.

Publicação independente edição única

Obra de um único número (one-shot), publicada pelos próprios autores, sem relação direta de editoras.

Publicação infantil

Publicação produzida e destinada para o público infantil.

Publicação juvenil

Publicação produzida e destinada para o público juvenil.

Publicação de aventura/terror/ fantasia

Obra com temáticas de aventura, terror e fantasia. Tanto em um dos itens como combinando entre os três aqui declarados.

Publicação de humor

Obra com temática de humor

Publicação em minissérie

Obra publicada que se completa em mais de uma edição. Assim só poderá ser inscrita quando for publicada sua última publicação sequencial completando a história.

Publicação mix

Publicação de coletânea de vários autores em um mesmo volume, seguindo um tema ou não.

Roteirista nacional

Escritor que elabora ou adapta roteiro para os quadrinhos.

Web quadrinhos

Premiação para autor que produz material original de quadrinhos para a internet.

Web tira

Premiação para autor que produz material original de tiras para a internet.

Evento

Premiação para eventos, salões ou festivais, cuja temática seja ligada aos quadrinhos.

Exposição

Premiação para evento de exibição ou mostra pública de obras cuja temática seja ligada aos quadrinhos.

Tese de conclusão de curso

Trabalho acadêmico de avaliação final de graduação com tema na área dos quadrinhos, elaborada seguindo metodologia específica.

Dissertação de mestrado

Trabalho acadêmico resultado de pesquisa com tema na área dos quadrinhos, elaborada seguindo metodologia específica.

Tese de doutorado

Trabalho acadêmico resultado de pesquisa própria com tema na área dos quadrinhos, elaborada seguindo metodologia específica.

CATEGORIAS OUTORGADAS PELA COMISSÃO ORGANIZADORA

Mestre do quadrinho nacional

Premiação que honra os criadores nacionais ou radicados no Brasil por suas contribuições e que sejam importantes para o desenvolvimento dos quadrinhos brasileiro.

Homenagem especial

Premiação em reconhecimento e mostra de admiração ao trabalho realizado em prol dos quadrinhos no Brasil.

Grande contribuição

Premiação que reconhece personalidades, instituições, eventos, obras ou quaisquer atividades que tenham contribuído de forma importante ou relevante aos quadrinhos no Brasil.

Comissão Organizadora do 30º Troféu HQMIX

Gualberto Costa e José Alberto Lovetro (JAL)–presidentes

Benedito Nicolau, Cristina Merlo, Daniela Baptista, Edson Diogo, Nobu Chinen, San Hart, Silvio Alexandre, Sonia M. Bibe Luyten, Waldomiro Vergueiro, Thiago Souza e Will

Sobre o Troféu HQMIX

O Troféu HQMIX foi criado em 1988, pela dupla JAL e Gualberto Costa, no programa TV MIX, da TV Gazeta. O prêmio logo foi apadrinhado pelo então apresentador do programa, Serginho Groisman. A votação nacional é feita pela categoria dos desenhistas de HQs e Humor Gráfico, por meio da Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB) e do Instituto Memorial das Artes Gráficas do Brasil (IMAG).

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias