Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Nova travessia do Atlântico

Pela proximidade da língua, colonização e bai­xo custo de vida, Portu­gal é o novo alvo para os investidores em imóveis do Brasil. A crise financei­ra de 2008, em Portugal, também ajudou para que os preços de casas e apar­tamentos tivessem uma queda. Os valores hoje encontrados são, em média, de 1 milhão de euros, ou seja, R$ 3,5 milhões de reais em apartamentos de 100 metros quadrados em Lisboa, um dos destinos mais procurados pe­los investidores brasileiros. “Te­mos visto o aumento de clientes que estão procurando operações com o Euro. Portugal já é nosso 2° maior mercado, perdendo ape­nas para os EUA”, afirma Fernan­do Bergallo, diretor de Operações da FB Capital, maior assessoria de câmbio do país especializada em imóveis.

Segundo dados oficiais, do total de compras de imóveis por brasileiros no exterior, EUA lide­ram com 39,8%, seguidos por França com 10,2% e Portugal já ocupa a 3° posição com 8,7%. Outra vantagem que os brasilei­ros encontram para ter um imó­vel em Portugal, além da língua em comum, é o baixo custo para a manutenção dos empre­endimentos, além de não precisarem de visto, nem de cidadania europeia para adquirir o bem. Ape­nas ter posse de um imó­vel com a intenção de mo­rar faz com que consigam o visto permanente. Dife­rente dos Estados Unidos, e acostumado com a buro­cracia que existe em visitar o país americano, Bergallo acredita que essas vantagens fazem com que os investidores escolham Portu­gal: “Temos feito grandes tran­sações neste país e acredito que a facilidade em adquirir um imó­vel e até o visto permanente aju­dam o investidor a trocar os EUA pela Europa”.

A mudança na escolha dos países para adquirir um imóvel não ocorre somente com os in­vestidores brasileiros. Celebrida­des como o ator brasileiro Pedro Cardoso, decidiu no ano passado sair do Brasil e ir morar em Portu­gal. Em entrevista a uma rádio, o ator disse que por já ter uma casa no país decidiu fazer a mudan­ça após o encerramento da série A Grande Família. Percebendo a diferença cultural, Pedro Cardo­so elogiou a forma de viver dos portugueses e tem admirado os serviços públicos, que o levou a comparar a forma de viver dos portugueses com a dos brasilei­ros: “Não sinto tanta ansiedade em ganhar dinheiro, morando em Portugal, como sentia, mo­rando no Brasil. Isso por que há bons serviços públicos no país europeu. O brasileiro sente uma ganância em ganhar dinheiro para sair da dependência do Es­tado e do Poder Público”, explica.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias