Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

PlanoP apresenta Videodança 360º neste final de semana

Uma obra de arte que mistura dança e audiovisual. Esta foi a pro­posta da Videodança 360º elabo­rado pelo PlanoP dentro projeto #Plural em conexão com o meme­Lab, laboratório de mídias instáveis. O trabalho, beneficiado pelo Fun­do Estadual de Arte e Cultura de Goiás 2016, da Secretaria de Esta­do de Educação, Cultura e Espor­te (Seduce) contou ainda com re­sidentes que puderam se inscrever em áreas que vão de artes visuais a figurinistas! O resultado será apre­sentado neste final de semana (24 e 25 de fevereiro) e os eventos são abertos ao público.

A Experiência #Plural360 (Work in Progress) será no sábado (24) das 15h às 18h, no Coletivo Cento­peia, no Setor Sul, em Goiânia. Para confirmar a presença, os interes­sados devem se cadastrar pelo site do evento. No domingo (25), have­rá uma aula aberta também no Co­letivo Centopeia, às 14h30. A parti­cipação custa R$ 10 a inteira e R$ 5 meia-entrada!

Gabriel Cortês, um dos integran­tes do coletivo artístico explica que, na videodança, a escolha dos pla­nos, a montagem e a edição das ce­nas são tão importantes para o re­sultado final quanto os movimentos capturados pelas lentes. “Com isso, o produto de uma videodança dei­xa de ser apenas um registro para se transformar em uma obra artís­tica”, completa.

Vídeos em 360°, também conhe­cidos como vídeos imersivos, são filmagens onde todas as direções são gravadas simultaneamente. En­quanto assiste, o espectador tem controle da direção para a qual está olhando. Neste projeto, o objetivo foi realizar uma videodança em 360° inspirada nos temas Pop Art e Cor­po, Espaço e Tempo. A residência, que teve inscrições abertas até 20 de janeiro incluiu participantes das se­guintes áreas: artes visuais, músicas, dança, artes cênicas, cinema, ilus­tradores, cenógrafos e figurinistas.

A equipe é composta pelos in­tegrantes do PlanoP: Gabriel Cor­tes, Gleysson Moreira, Guilherme Monteiro e Nilo Martins além dos convidados VJ pixel e VJ Mary Ga­tis. pixel é coordenador do projeto Rede InfoAmazonia (premiado no Google Impact Challenge Brazil), integrante da companhia inglesa ZU-UK e CEO do memeLab. Mary é Videomaker, VJ, integrante do co­letivo multimídia VJs Retinantz, de­senvolve projetos de mapeamento de video e vídeo-cenografia na área de música, dança e teatro.

MEMELAB

O memeLab, laboratório de mídias instáveis, se interessa pe­las conexões entre arte, tecnologia, ciência e sociedade. As relações e interações entre esses elementos são continuamente exploradas em projetos que questionam a relação das pessoas com o universo digi­tal, através da utilização de tecno­logias livres e/ou pervasivas onde o público assume papel de autor.

EQUIPE:

VJ PIXEL

Iniciou sua carreira artística em 2002 e já realizou trabalhos em 4 continentes. Organizou residên­cias artísticas no Brasil, Canadá, Co­lômbia (onde produziu uma per­formance que incluía um vídeo em 360°) e Reino Unido, e participou de residências também na Holan­da e Espanha.

MARY GATIS

Criou com o DJ Dolores o Proje­to Banda Duet, e trabalhou com ar­tistas como Elba Ramalho, Claudio Assis, Naná Vasconcelos, Johnny Hooker e Orquestra Sinfônica de Brasília. Apresentou seu trabalho em festivais e mostras como Rec­-Beat, Live Cinema, Rock In Rio e DocMontevideo.

JOÃO MILET MEIRELLES

Compositor, produtor musical, live electronics performer e fotógra­fo. Desenvolve desde 2010 seu tra­balho autoral em música em per­formances de live electronics com composições autorais dentro do projeto Infusão. Desde 2012 toca e produz live electronics na Baiana System. Com a banda Beto Junior em parceria com Duna – ambiente criativo da artista Lia Cunha – idea­lizou e coordena o Largo – platafor­ma de encontros em música expan­dida e outras maneiras de produzir discursos e sensações. Autor do li­vro fotográfico Bença lançado em 2013. E Sobre os Pés de Quem Anda, livro objeto produzido e lançado por Duna Editora. Desde 2004 tra­balha como compositor e músico de trilhas sonoras para teatro, dan­ça e cinema. Formação: Compo­sição, UFBA (2004-2009); Áudio e Acústica, IAV (2010); Livre impro­visação, ECA/USP (2010); Fotógra­fo autodidata.

PLANOP

Coletivo artístico criado por Ga­briel Cortes, Gleysson Moreira, Gui­lherme Monteiro e Nilo Martins a partir dos encontros no Núcleo Co­reográfico Teatro Sesi/Dança UFG e das afinidades em relação a Dan­ça Contemporânea. O coletivo já se apresentou em turnê nacional atra­vés do incentivo do Prêmio Funar­te Klauss Vianna de Dança 2014 e hoje conta com o incentivo do FAC do Estado de Goiás 2016.

RESIDENTES

Erica Bearlz – Intérprete, coreó­grafa, mestranda no Programa de pós-Graduação em Artes Cênicas da UnB. Diretora de ensaio da Giro8 Cia de Dança (Goiânia) desde 2011. Foi fundadora do grupo Desvio jun­to com Kleber Damaso em 2003, sob direção artística de Henrique Rodovalho. Entre 2004-2011 inte­gra o elenco da Quasar Cia de Dan­ça como bailarina, professora de contemporâneo e facilitadora de workshops. Em 2006 assume tam­bém o papel de ensaiadora. Lecio­nou na UFG no curso de Licencia­tura em Dança de 2015 a 2017 como professora substituta. Em janeiro de 2017 participa do Gaga Intensi­ve Winter Course, em tel Aviv, com Ohad Naharin. Atualmente trabalha de forma independente como intér­prete e coreógrafa, além de realizar cursos e workshops de dança con­temporânea (Copo FLuxo) , técnica clássica expandida, Fletcher Fusion, Bola Bearlz e Ideokinesis.

GABRIELA MUTTI

Artista visual, fotógrafa e filmma­ker. Seu trabalho atual é direciona­do para o cruzamento de fotogra­fias produzindo colegens, desenhos e videos autorais, apresentados em diversos formatos para exibição, pesquisa e reedição da própria ar­tista.

INÊS NIN

Artista visual, escritora e pesqui­sadora. Investiga relações micropo­líticas entre corpo, lugar e subjeti­vidades, por meios como escrita, performance, dança, desenho, ví­deo e fotografia.

LORENA AMORELLI

Psicóloga, bailarina e aluna do curso técnico em dança contem­porânea pelo Itego-Basileu França. Realizou intercâmbio cultural para Portugal com interesse voltado para instalação e performances e ativida­des sócio-desportivas. Também se dedica a pesquisar violência e femi­nino a partir da Psicanálise.

ZAF PK POPPER

Praticante de Parkour, Freerun e Marcial Tricks há 11 anos, membro­-fundador do grupo de break dan­ce Space Invaders, fundador do gru­po de street dance Popping Dangers e integrante da trupe circence Cia Corpo na Contramão.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias