Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Filme de rostos

Lançado há mais mais de 30 anos, Paris, Texas permanece uma joia bruta do cinema, possivel­mente a obra-prima máxima de Wim Wenders, alemão que tanto se encantava pela imensidão exis­tencial das paisagens do oeste nor­te-americano.

Fez aqui um filme muito do­lorido, mas também encantador, sobre um homem à deriva que aos poucos tenta se reencontrar. Este resumo pode parecer gené­rico, mas poucos filmes consegui­ram elaborar tão bem o seu peso, assim como o rosto perdido de Harry Dean Stanton, uma paisa­gem por si só. Pois Paris, Texas é definitivamente um filme de ros­tos. Rostos que se encaram sem se ver, e no cinema um rosto bem filmado pode vir a ser muito mais que face humana.

No começo de Paris, Texas, o rosto de Harry Dean Stanton sur­ge tão poderoso e direto quanto o imenso horizonte texano, peda­ço geográfico de forte herança ci­nematográfica (John Ford e todo um western atrás dele) que Wen­ders filma com respeito.

Nastassja Kinski é o outro ros­to intenso do filme, mas aqui não convém entrar em maiores deta­lhes. É preciso vê-la na tela, no mo­mento certo, quase uma miragem.

Rever um clássico no cinema é oportunidade de procurar no lar­go campo da tela algum detalhe que ali pode se tornar agigantado, um elemento a ganhar na imagem dominadora (enorme, imponen­te, exclusiva) o seu devido lugar na memória. Não importa quantas vezes já visto, algum elemento terá sua força redobrada, capaz de pul­sar por toda a lembrança do filme.

SINOPSE:

PARIS, TEXAS (1984, EUA, 139 min, 12 anos, dir: Wim Wenders)

Travis Henderson (Harry Dean Stanton), um andarilho que esta­va sumido havia quatro anos, pre­cisa se reconectar com a socieda­de, consigo mesmo, sua vida e sua família, para enfim tentar ficar em paz com seu passado.

SERVIÇO:

Dia: 6/03, terça-feira

Horário: 17h30

Local: Cine Cultura, no interior do Centro Cultural Marieta Telles Machado, prédio que fica dentro da Praça Cívica

Entrada Franca

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias