Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Peixe, por preceito ou por saúde

Igreja Católica estabele­ceu entre um de seus ritos a Quaresma, um período que se estende desde a quarta de Cinzas até a quinta-feira Santa. Trata-se de um período de proi­bições relativas à matéria e re­flexão acerca do espírito com o intuito de se preparar para a aco­lhida de Cristo. A Quaresma é uma referência aos 40 dias de re­flexão, tentações e provações que Cristo passou no deserto.

A Quaresma então é dividida em duas práticas de jejuar: o je­jum externo, relacionado à matéria e ao corpo; o jejum interno, espiri­tual que se trata de um momento dedicado a orações e a contempla­ção do mistério divino e reflexões sobre si em relação ao Deus cristão e à vida pregada pela Bíblia.

Muito se comenta sobre a orientação de não consumir carne vermelha nesse período. Mas tem que se lembrar que as pregações e termos ligados à religião mui­tas vezes são simbólicos. A ques­tão de não comer carne inicia-se com a ideia de não sucumbir aos prazeres corpóreos.

A teologia da libertação apre­senta uma explicação sobre um significado mais profundo da Quaresma, que vai além da peni­tência como um ato vazio e siste­mático e mesmo o porquê da ne­cessidade de comparecer nesses dias às celebrações religiosas. “Os exercícios quaresmais podem tor­nar-se fontes para reflexão sobre o sentido cristão da oração, do je­jum e da esmola. Além disso, o es­tímulo à participação na piedade popular (procissões, vias-sacras, sermão do descendimento, ser­mão das sete palavras) pode mo­tivar conversas posteriores sobre o significado destas práticas e o seu valor e potencial evangelizador”.

CARDÁPIO PARA A QUARESMA

Algumas pessoas levam o je­juar e a abstenção de consumo de carne vermelha de uma forma mais literal, esta prática simbó­lica é bastante importante para alguns cristãos. Mesmo que não se trate de um cristão fervoroso, o consumo de peixe é um hábi­to saudável observando que se trata de uma carne que oferece nutrientes diferentes da carne vermelha. Eles são fontes impor­tantes de ferro, vitaminas A, D e B12, cálcio, fósforo, cobre, selê­nio e gorduras boas, fundamen­tais para o funcionamento equi­librado do organismo.

O bacalhau é de fácil diges­tão, apresentando riqueza em proteínas de alto valor biológi­co, de minerais como o iodo, fós­foro, sódio, potássio, ferro e cál­cio e de vitaminas do complexo B. É considerado um peixe ma­gro, sendo o fígado deste peixe o principal reservatório de gor­dura, de onde se extrai o conhe­cido óleo de fígado de bacalhau, importante fonte de vitamina A e D, muito útil na prevenção de uma série de doenças.

Já o salmão tem baixo teor de gordura e é rico em ômega 3. O sal­mão é um dos peixes campeões em ômega 3, além de ser ótima fonte de proteína. Em 100g do alimen­to temos 19,3g de proteínas. Além disso, a substância que dá a cor ala­ranjada ao salmão, chamada de ca­rotenoide, também tem proprie­dades antioxidantes, que ajudam a prevenir doenças.


 Bacalhau com aspargos frescos e tomates Débora

INGREDIENTES:

1kg de bacalhau dessalgado

2 cebolas brancas em rodelas

2 dentes de alhos e lascas

2 maços de aspargos frescos

5 tomates Débora (cortados em quatro sem sementes)

2 colheres de sopa de salsa pi­cadinha

2 folhas de louro

1 vidro de azeite de boa quali­dade

30 ml de vinho branco seco

Sal e pimenta a gosto

MODO DE PREPARO:

1 - Pré-aqueça o forno em 180º.

2 - Coloque o bacalhau com um dente de alho e uma folha de louro para ferver por mais ou me­nos 10 minutos. (Observar para não desmanchar, mas sim cozi­nhar até soltar as lascas ) Deixe escorrer e reserve.

3 - Coloque água para ferver em uma panela. Enquanto isso corte os aspargos como preferir dispensando a parte mais gros­sa do caule. Coloque os aspar­gos na água fervente, deixe por 3 minutos e escorra. Coloque em uma tigela com água bem gelada de preferência com gelo, escorra novamente e reserve.

4 - Refogue o alho e a cebola em uma frigideira até ficar transparen­te, desligue o fogo, acrescente o vi­nho e reserve.

5 - Em uma travessa ou assadei­ra acomode o bacalhau, os toma­tes, as cebolas refogadas, os aspar­gos, o louro e a salsa. Tempere com pimenta e sal a gosto. Regue com azeite até metade da superfície e leve ao forno por 25 minutos. Sirva ainda quente!


 Salmão em lascas com legumes verdes

INGREDIENTES:

1 kg de salmão em peça sem pele

3 raminhos de erva dill

Raspas de limão siciliano

Suco de 1 limão taiti

Sal rosa e pimenta branca a gosto

150g de ervilhas frescas

150g de vagem macarrão

150g de vagem orelha de padre

150g de vagem de metro

Azeite quanto for necessário.

MODO DE PREPARO:

1 - Pré-aqueça o forno em 180º.

2 - Com meia hora de antece­dência, tempere o salmão com suco de limão, sal e pimenta a gosto.

2 - Coloque água em uma pa­nela para ferver, quando a água ferver coloque as vagens e a ervi­lha, um tipo por vez e deixe agir por três minutos. Escorra e colo­que em uma tigela com água bem gelada de preferência com gelo, escorra novamente e reserve.

3 - Acomode o salmão em uma travessa retangular, coloque o pei­xe no centro e os legumes cozidos ao redor. Salpique as raspas de li­mão e os galhos de dil, regue com azeite o suficiente para envolver todos ingredientes.

4 - Leve ao forno por 20 minu­tos. Deixe descansar por 10 minu­tos, ainda dentro do forno e sirva em seguida.


 Postas de cação no suco de legumes

INGREDIENTES:

8 postas de cação frescas

2 cebolas pequenas

1 cenoura pequena

2 tomates pequenos

1 pimentão verde pequeno

1 pimentão vermelho pequeno

1 pimentão amarelo bem pi­cadinho

3 dentes de alho

2 colheres de salsa

2 colheres de coentro

1 colher de café rasa de comi­nho

1 colher de café rasa de pápri­ca picante

suco de um limão siciliano

50ml de água

Azeite

Sal e pimenta a gosto

MODO DE PREPARO:

1 - Tempero o peixe com o suco de limão, cominho, páprica, sal e pimenta a gosto e reserve.

2 - Bata no liquidificador as cebolas, as cenouras, os tomates, os pimentões verde e vermelho e 50ml de água até obter um suco grosso.

3 - Em uma panela de fundo largo, refogue o alho com um pou­co de azeite e coloque as postas de peixes. Adicione páprica picante, o pimentão amarelo picado, a salsa e cubra com o suco de legumes e cozinhe em fogo baixo mexendo aos poucos até que cozinhe o pei­xe. Após desligar o fogo adicione o coentro e sirva

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias