Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Lênin e Leon Trotsky viram óleo nas mãos ‘mágicas’ de historiador da UFG

Vladimir Ilich Ulianov, ‘codinome’ Lênin, e Liev Davidovich Bronstein, ‘nom de guerre’ Leon Trotsky. Dois personagens trágicos da História do Século XX. ‘A Era dos Extremos’, como aponta Eric Hobbsbawn, marxista bri­tânico, morto em 2012. Em óleo sobre tela. A produção estética, com a im­pressão digital do doutor do Depar­tamento de História da Universidade Federal de Goiás [UFG], Davi Maciel, um dos últimos marxistas, moicanos, da Academia, é comercializada. A R$ 30,00. Cada tela. Umasingela homena­gem aos revolucionários, conceitua-a.

- Basta enviar um e-mail para [email protected].

Os dois foram os principais in­surgentes da revolução socialista de 26 de outubro ou 7 de novembro de 1917. Na atrasada Rússia. A estratégia da revolução permanente, formulada por Leon Trotsky, teria sido adotada em 1917, informa o artista plástico. O que tornou o êxito da revolução possí­vel, explica. O bolchevique organizou o Exército Vermelho, conta. Mais: ob­teve a vitória vermelha na guerra civil, revela. O primeiro a denunciar a de­generação stalinista, diz.

- Até o final de sua vida. [21 de agosto de 1940, na Cidade do Mé­xico, México]

Intelectual marxista, cometeu er­ros, admite David Maciel. O historia­dor ‘gauche’ sublinha a proposta de militarização dos sindicatos, o apoio ao fim das frações no PCURSS, as vaci­lações em relação à proposta de Lênin em formar com ele um bloco contra Josef Stálin. O pesquisador frisa ainda que a sua análise de que a URSS sob Josef Stálin era um ‘Estado Operário Burocrático e Degenerado’ é questio­nável. O massacre de Kronsdat pode ser citado também.

- A ideia de que Josef Stálin se­ria o herdeiro de Lênin é uma in­venção do stalinismo. Sem susten­tação. Nem histórica, muito menos teórica e jamais política.

CRONOLOGIA

1905 Ensaio da revolução.

1917 Revolução de outubro.

1918 Início da Guerra Civil.

1922 O fim da Guerra Civil.

1924 Morre Vladimir Lênin.

1991 Fim da União Soviética

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias