Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Teatro do IFG recebe dupla de percussionistas da Alemanha, PercussionDuo

Dia 25 de abril tem mais uma atividade dentro da série “Encon­tro com os Mestres”, proposta pelo Programa Interinstitucional de Ex­tensão em Percussão (Properc). Trata-se da apresentação do Per­cussionDuo, composto pelas irmãs Jessica e Vanessa Porter. A dupla se apresentará nesta quarta-feira, a partir das 19h30, no Teatro do IFG – Câmpus Goiânia, localizado na Rua 75, Centro. A entrada é gratuita.

Vencedora de inúmeros prêmios, dentre eles oJugend Musiziert, a du­pla alemã tem se destacado no meio da percussão por conta de suas apre­sentações inusitadas, cheias de ex­perimentos e por mesclar música e teatro. Comum a paixão pela música contemporânea, o PercussionDuo apresenta peças de compositores notáveis, como Mauricio Kagel, Ste­ve Reich e Nikolaus A. Huber.

A expressividade ao dominar a percussão rendeu às irmãs o con­vite para participar de eventos como Festival de Schleswig-Hols­tein, Young Euro Classics, Festival Kalima, Festival Adams e o Stars von Morgen (Estrelas de Amanhã), além do PercussiveArtsWebCon­test da PAS Italy.

O duo também experimenta in­terpretaçõesaolongodoslimitesdos gêneros. A literatura clássica de J. S. Bach, ClaudeDebussyouAstorPia­zolla constrói o contraste com com­posiçõesmodernasparapercussão. Aeletrônicaaovivoeaimprovisação tornaram-se ativos valiosos e criam um complemento muito bem-vin­do no repertório das irmãs.

Mesclando artes cênicas, litera­tura e música, a dupla promete um concerto cheio de experiência para todos os sentidos. Do experimental aoclássico, damúsicaminimalistaà popular, aideiaéemocionaropúbli­copormeiodaprofundidadesono­ra, expressão e virtuosismo.

PROPERC

O concerto é uma iniciativa do Programa Interinstitucional de Ex­tensão em Percussão (Properc), de­senvolvidopeloNúcleodeExcelên­cia para a Pesquisa e Performance em Percussão (NEP³), do qual par­ticipam o Instituto Federal de Goiás (IFG), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Fede­ral de Minas Gerais (UFMG).

Uma das ações do programa é o “Encontro com os Mestres”, que possibilita a vivência, troca de infor­mações, experiênciaseculturacom convidadosdasmaisdiversaslinhas da expressão percussiva.

Esses eventos visam a promo­ção dos saberes de diversas prá­ticas dentro da percussão, esti­mulando a troca de experiências e conhecimentos através de en­contros com mestres de todo o ter­ritório brasileiro e internacional. Além do concerto, os convidados também ofertam masterclasses e oficinas abertas a alunos, servido­res e à comunidade externa das instituições parceiras do Properc.

Até o momento, a ação já trou­xe convidados como Sérgio Couti­nho, Charles Augusto, Nath Calan, duo Desvio, a solista da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Márcia Fernandes; Gilú Amaral, e o duo Reynaert/Séjourné.

ENCONTRO COM OS MESTRES – CONCERTO COM PERCUSSIONDUO (ALEMANHA)

Data: 25 de abril

Local: Teatro do IFG – Câmpus Goiânia (Rua 75 nº 46, Centro)

Horário: 19h30

Entrada franca

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias