Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Jarleo Barbosa encerra última rodada de atividades do Fotocine II

O diretor e roteirista Jarleo Bar­bosa encerra o circuito de ativida­des da segunda edição do Fotoci­ne com palestra e workshop nesta quarta e quinta-feira (09 e 10), no Campus Laranjeiras da Universi­dade Estadual de Goiás (UEG). O movimento da imagem é o tema do encontro com o público, que tem entrada gratuita.

Este é o quinto e último encon­tro de um circuito que levou cinco profissionais do cinema, do audio­visual, da fotografia, das artes e da comunicação a debater o diálogo existente entre o cinema e a fotogra­fia. Sempre às quartas e quintas-fei­ras, nomes reconhecidos em Goiás realizaram debates acerca do pen­sar crítico e analítico em torno do fazer fotográfico. Participaram des­ta edição ainda Ana Rita Vidica, Fa­brício Cordeiro, Rodrigo Cássio e Rafael de Almeida.

DIRETOR PREMIADO

Aos 30 anos de idade, Jarleo Bar­bosa tem experiência no cinema e na televisão. Formado em Audiovi­sual pela Universidade Estadual de Goiás (UEG) e pós-graduado em ro­teiro pela Fundação Armando Al­vares Penteado (FAAP), em 2011 escreveu e dirigiu seu primeiro cur­ta-metragem, Julie, Agosto, Setem­bro, que percorreu mais de 50 festi­vais do Brasil e do mundo e recebeu 20 prêmios. Também em 2011 lan­çou seu segundo filme: Faltam duas quadras, que andou por 15 festi­vais brasileiros. Seu terceiro filme, Atrás da história (ou no coração do filme), veio em 2013 e recebeu os prêmios de melhor roteiro, melhor som e melhor atriz na 11a Mostra ABD Cine Goiás.

Na TV, ainda em 2013 dirigiu e roteirizou a primeira temporada do programa Arquitetura Verde, exibido para todo o País no canal +Globosat. Jarleo é co-idealizador e produtor de dois importantes projetos para o audiovisual goia­no: o Cinema na calçada, mostra de cinema ao ar livre, que acon­tece anualmente nas ruas do cen­tro de Goiânia, e o SAPPI, Seminá­rio Audiovisual para Produtoras e Produtores Independentes, que reuniu em 2014 profissionais de todo o Brasil para pensar a ges­tão no audiovisual.

FOTOGRAFIA EM MOVIMENTO

Em seu workshop “A fotografia no cinema–Do estático à ação”, Jar­leo Barbosa apresenta que a o cine­ma compartilha com a fotografia a mesma raiz e uma série de parâ­metros e questiona como manter a unidade fotográfica neste universo em constante deslocamento.

A proposta do diretor e roteiris­ta é visitar as aproximações e dis­tanciamentos entre a fotografia de still e a fotografia de cinema e en­tender os novos contornos que ga­nha essa relação com os aparatos da tecnologia digital. Para isso, lan­ça mão de conceitos específicos da direção de fotografia, sua história e implicações na realização de uma obra audiovisual.

PARTICIPAÇÃO

Todas as atividades do Fotoci­ne são gratuitas. Cada ciclo de wor­kshop oferece um total de 100 va­gas para cada palestra e workshop do circuito. Os interessados em par­ticipar têm de garantir sua inscrição por meio do site www.fotocine.art.br ou presencialmente.

O Fotocine tem a coordenação geral de Lu Barcelos e produção WA Imagens e foi um projeto contem­plado pelo Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Es­porte (Seduce), edital 2016.

FOTOCINE II

Local: Câmpus Laranjeiras – UEG Goiânia

Entrada gratuita

Inscrições: www.fotocine.art.br ou presencialmente

WORKSHOP 5 – A FOTOGRAFIA NO CINEMA - DO ESTÁTICO À AÇÃO

Convidado: Jarleo Barbosa

Data: 09 e 10 de Maio de 2018

Horário: 14h às 18h

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias