Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Terça: Cine-debate: Do Maio de 68 à Comuna do Campus II

Paris, Maio de 68. Um grupo de estudantes e trabalhadores de diversas categorias decidem en­frentar o Capital de forma dire­ta. Ocupam as ruas, as fábricas e universidades para mostrar cla­ramente sua aversão a esse regi­me de exploração. Paris é tomada por pessoas e por um ar de revolta. Os seus efeitos não couberam na frança, não couberam em Maio. A luta na França irradiou-se por todo o globo e abriu diversas pos­sibilidades de contestação ao ca­pitalismo moderno e burocrático, bem como de suas organizações.

Brasil, 2016. Diversas universi­dades e institutos federais são ocu­pados por seus estudantes con­tra as medidas de austeridade do governo federal. Diversas mobi­lizações são feitas na tentativa de barrar as medidas que degradam cada vez a situação da classe tra­balhadora e por sua vez a educa­ção pública. Pensando nisso, 50 anos após o Maio de 68 que rom­peu os limites temporais é que nos mobilizamos para a construção de diversas atividades e intervenções políticas tanto para pensarmos o nosso contexto quanto para refle­tirmos sobre o passado.

Por isso, no dia 22//05 à par­tir das 10hrs no Auditório Lauro Vasconcelos (FCHF-UFG) iremos realizar um Cine-debate sobre o Maio de 68 e a Comuna do Cam­pus II para pensarmos nossos li­mites dentro da luta e onde erra­mos nesse processo.

Filmes/Documentários:

- No intenso agora, 30min. (fragmento)

- A Comuna do Campus II. 17min.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias