Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Um sonho para passear

A mente humana é um campo de dimensões ainda parcialmente desconhecidas. Poder viajar pela própria mente, em um estado de so­nho e poder escolher os caminhos que você quer percorrer, abre uma experiência de infinitas possibili­dades. Imagine, você dorme e tem acesso a um mundo inteiramente seu em que você é o viajante e os ca­minhos são todas as experiências e informações que você já teve.

Essa experiência é chamada so­nho lúcido e não se trata de uma “viagem” neo-hippie, há universi­dades pelo mundo que estudam o fenômeno. A psicologia indica que os sonhos não-lúcidos podem ser uma tentativa do cérebro de chegar ao autoconhecimento. Já os sonhos lúcidos têm finalidades terapêuticas e também de diversão.

O universo dos sonhos ainda não foi completamente desvenda­do, mas várias frentes de pensamen­to e culturas têm suas teorias. Para a ciência é uma manifestação do in­consciente. Para Freud uma busca pela realização de desejos incons­cientes reprimidos. Para muitas re­ligiões os sonhos estão ligados in­clusive a poderes de premonição e uma expansão metafísica da cons­ciência. Mas o fato é que se trata de um campo bastante interessante.

A ONIROLOGIA E SUAS TÉCNICAS

A universidade de Stanford é uma das notáveis que tem grupos que es­tudam o processo de domínio do inconsciente. Um dos nomes desta universidade que encontrou nos so­nhos seu material de estudos é Ste­phen LaBerge, psicofisiologista, que estudou sonhos lúcidos para desen­volver a tese que rendeu seu PhD.

LaBerge fundou o Instituto da Lu­cidez (Lucidity Institute), que ofere­ce cursos para pessoas em geral que tem interesse em alcançar esse está­gio mental de semi-lucidez. A oniro­logia, estudo dos sonhos, foi desacre­ditada no início, mas depois foi vista pela psicanálise como um campo respeitável e cheio de possibilidades.

Stephen desenvolveu técni­cas para que ele mesmo e outros pesquisadores tivessem esse tipo de sonho. Uma delas é a técnica MILD (Indução mnemônica de sonhos lúcidos). A técnica trata-se de um exercício mental simples. O método envolve a preparação da mente para sonhar e continuar em um estado de consciência que dê a possibilidade da percepção de que é um sonho.

A MILD é apenas um dos méto­dos de alcançar esse estado. Os oni­ronautas, ou viajantes dos sonhos, podem tentar outras formas de con­seguir um sonho lúcido. Uma delas é a CAT, a Técnica de Ajuste de Ci­clos, que consiste no ajuste dos ci­clos do sono e aprimoramento da consciência pelas manhãs.

A manhã é o horário indicado para a prática do método CAT, pois é a fase quando o sono REM tem períodos maiores. O REM (Rapid Eye Movement) se trata daquele momento do sono em que as pes­soas movimentam os olhos rapi­damente enquanto dormem. Nes­se momento o cérebro trabalha de uma forma semelhante a quando estamos acordados e mesmo os so­nhos normais são mais vívidos.

DOIS PASSOS PARA O MUNDO DOS SONHOS, A TÉCNICA CAT:

Passo 1: Programe o alarme para despertar 90 minutos antes do horário normal de acordar. Levante-se durante uma semana inteira, nesse novo horário. Isso irá reestruturar seu relógio inter­no. Como resultado disso, você não experimentará sonho lúcido algum, durante essa primeira semana;

Passo 2: Começando no 8º dia, alterne sua hora de acordar com o seu dia normal. Acorde no horário normal num dia, acor­de naquele horário mais cedo no dia seguinte. Siga alternando: dia com o horário normal para despertar, no outro mais cedo. Durante os dias de horário de acordar normais, seu corpo an­tecipará um despertar mais cedo. Seu cérebro já estará estimu­lado, permitindo facilitar a lucidez.

OS PASSOS DA TÉCNICA MILD:

1–Diga a si mesmo para acordar cedo de manhã;

2- Quando fizer isso, faça voltar à sua mente qualquer so­nho de que se lembre;

3–Saia da cama e durante 15 minutos faça algo que exija toda a sua atenção desperta, como ler um livro (ler sobre sonhos lú­cidos por exemplo) ou relacionar “coisas a fazer”;

4–Volte para a cama e diga a si mesmo, antes de adorme­cer: “Da próxima vez em que sonhar, quero lembrar que es­tou sonhando”;

5–Ao fazer isso, visualize seu corpo deitado na cama, dor­mindo, e ao mesmo tempo se veja no sonho que acabou de en­saiar, reconhecendo que é um sonho.

FILMES QUE ABORDAM A TEMÁTICA DO SONHO LÚCIDO:

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias