Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

18ª Goiânia Mostra Curtas recebe curtas de 25 estados e Distrito Federal

A 18ª Goiânia Mostra Curtas recebeu filmes de 25 esta­dos brasileiros e Distrito Federal. Ao todo foram 999 curtas­-metragens inscritos entre 15 de maio e 20 de julho. Os estados com maior número de inscrições foram São Paulo, com 251 inscrições; se­guido do Rio de Janeiro, com 166 filmes; Goiás, com 87 curtas; Per­nambuco, total de 70 produções, e Minas Gerais, com 67 inscritos. No quesito gêneros, ficção saiu na frente, com 554 produções ins­critas; seguido de Documentário, com 266; Animação, com 119, e Experimental somando 60 títu­los. Nesta edição, a mostra con­templa os filmes produzidos en­tre 2017 e 2018 com duração de até 25 minutos.

As produções selecionadas se­rão exibidas durante o festival, que será realizado entre os dias 2 e 7 de outubro, divididos em cinco ca­tegorias de mostra competitivas– Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Goiás, Curta Mostra Animação, Curta Mostra Cinema nos Bair­ros e a 17ª Mostrinha. Todos os filmes selecionados concorrem ao Troféu Icumam e os vencedo­res das categorias Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Goiás e Cur­ta Mostra Animação ainda rece­bem prêmios como locação de equipamentos, cursos de forma­ção audiovisual, serviços de pós­-produção, finalização, distribui­ção e prêmios de aquisição.

“A produção de curtas-metra­gens é um exercício vigoroso, é uma oportunidade muito rica de pro­fissionalização para jovens direto­res. O intuito do festival é fomen­tar essa produção e dar visibilidade a esse segmento. E um dos pontos mais prazerosos durante o processo é justamente poder perceber as vá­rias nuances das produções audio­visuais pelo Brasil”, afirma Maria Ab­dalla, diretora geral do festival, além de curadora da Curta Mostra Brasil e Curta Mostra Cinema nos Bairros. Além de Abdalla, Pedro Maciel Gui­marães, Cesar Cabral e Gabriela Ro­meu também participam da cura­doria do festival, responsáveis por selecionar produções para a Curta Mostra Goiás, Curta Mostra Anima­ção e a Mostrinha, respectivamente.

MOSTRAS

O festival conta com cinco cate­gorias de mostra competitiva. Sob a curadoria de Maria Abdalla, a Cur­ta Mostra Brasil busca produções das diferentes regiões brasileiras; a Curta Mostra Goiás tem curadoria do professor e pesquisador Pedro Maciel Guimarães, com o compro­misso de reunir obras que retratam as inquietações do cinema goiano; a Curta Mostra Animação traz um tom lúdico para o festival por meio de uma seleção de curtas de ani­mação reunidos pelo curador Cesar Cabral; a Curta Mostra Cinema nos Bairros leva ao público de bairros distantes toda a diversidade revela­da pelo cinema de curta-metragem, com curadoria de Maria Abdalla; já a Mostrinha, este ano com curado­ria de Gabriela Romeu, é voltada ao público infantojuvenil e geral inte­ressado, com articulação direta na rede pública de ensino do estado e do município.

A Goiânia Mostra Curtas ainda conta com a Mostra Especial, que todos os anos cria espaço para de­bater um tema relevante para a so­ciedade e o meio audiovisual. Em 2018, a curadoria está sob a batuta de Maíra Bühler, antropóloga, rotei­rista e diretora brasileira premiada e à frente de produções relevantes do cinema nacional. Os filmes selecio­nados para a categoria especial não fazem parte da mostra competitiva.

O FESTIVAL

Com uma programação total­mente gratuita, o festival ainda in­tegra, ao longo dos seis dias de rea­lização, oficinas, painéis, debates, encontros, master class, lançamen­to literário e exibições em praça pú­blica. Ao longo de 17 anos de ati­vidade, a Goiânia Mostra Curtas exibiu cerca de 1.800 filmes para um público de 268 mil espectado­res de todas as idades.

A 18ª Goiânia Mostra Curtas é realizada pelo Icumam Cultural e Instituto, com o incentivo institu­cional do Ministério da Cultura por meio da Secretaria do Audiovisual, e da Secretaria de Estado de Educa­ção, Cultura e Esporte (Seduce), por meio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás e apoio da Unimed Goiânia. O Icumam busca outros parceiros junto a empresas, parcerias institu­cionais e organizações do terceiro setor para sua realização.

SERVIÇO:

18ª Goiânia Mostra Curtas

Data: De 2 a 7 de outubro

Local: Teatro Goiânia

Mais informações: (62) 3218- 3779

www.goianiamostracurtas.com.br

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias