Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Música russa e pianista Pablo Rossi são os destaques em concerto da Filarmônica

No dia 2 de agosto, às 20h30, no Teatro Goiânia, a Orquestra Fi­larmônica de Goiás recebe o con­sagrado pianista Pablo Rossi, que acumula vasta experiência inter­nacional. Nascido em São José, Santa Catarina, em 1989, estudou no Conservatório Tchaikovsky, em Moscou. Durante quatro anos fez bacharelado e mestrado, sempre com nota máxima, e depois partiu para o pós-mestrado em Bruxelas, de onde se deslocou para concer­tos em várias cidades europeias.

Rossi interpretará o Concerto para Piano do compositor russo Alexander Scriabin. A peça com­bina um virtuosismo espetacular com uma abundância de ideias melódicas, cores orquestrais ricas e diversidade harmônica. O russo foi influenciado fortemente por Chopin, tanto em seu pianismo poético quanto em seus maneiris­mos orquestrais. Os movimentos externos altamente emocionais suportam um movimento lento introvertido e poético, cujo tema lírico é submetido a quatro varia­ções contrastantes. Quando Scria­bin publicou seu Concerto para piano, o famoso pianista Alexan­der Glazunov disse uma vez: “Esta peça prova sem sombra de dúvi­da que Scriabin perdeu a cabeça”.

Além desta composição, a Orquestra apresenta também a abertura da ópera Príncipe Igor, de Borodin, e a Sinfonia nº9, de Dvorák. A regência do concerto é do maestro israelense Yoav Tal­mi. Talmi é reconhecido como um dos mais ilustres maestros­-compositores de Israel no ce­nário internacional. É maestro emérito da Sinfônica de Quebec, no Canadá, e chefe do Departa­mento de Regência da Orques­tra da Universidade de Tel Aviv.

SERVIÇO

Data: 2 de agosto (quinta-feira)

Horário: 20h30

Local: Teatro Goiânia

Entrada gratuita

Programa:

Príncipe Igor (abertura da ópera) – Borodin

Concerto para piano – Scriabin

Sinfonia nº9 – Dvorák

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias