Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Música russa e pianista Pablo Rossi são os destaques em concerto da Filarmônica

No dia 2 de agosto, às 20h30, no Teatro Goiânia, a Orquestra Filar­mônica de Goiás recebe o consagra­do pianista Pablo Rossi, que acumu­la vasta experiência internacional. Nascido em São José, Santa Catari­na, em 1989, estudou no Conserva­tório Tchaikovsky, em Moscou. Du­rante quatro anos, fez bacharelado e mestrado, sempre com nota má­xima, e depois partiu para o pós­-mestrado em Bruxelas, de onde se deslocou para concertos em várias cidades europeias.

Rossi interpretará o Concerto para Piano do compositor russo Alexander Scriabin. A peça com­bina um virtuosismo espetacular com uma abundância de ideias me­lódicas, cores orquestrais ricas e di­versidade harmônica. O russo foi influenciado fortemente por Cho­pin, tanto em seu pianismo poéti­co como em seus maneirismos or­questrais. Os movimentos externos altamente emocionais suportam um movimento lento introvertido e poético cujo tema lírico é submeti­do a quatro variações contrastantes. Quando Scriabin publicou seu Con­certo para piano, o famoso pianista Alexander Glazunov disse uma vez, "esta peça prova sem sombra de dú­vida que Scriabin perdeu a cabeça”.

Além desta composição, a Or­questra apresenta também a aber­tura da ópera “Príncipe Igor” de Bo­rodin e a “Sinfonia nº9” de Dvorák. A regência do concerto é do maestro israelense Yoav Talmi . Talmi é reco­nhecido como um dos mais ilustres maestros-compositores de Israel no cenário internacional. É maes­tro emérito da Sinfônica de Quebec no Canadá e chefe do Departamen­to de Regência da Orquestra da Uni­versidade de Tel Aviv.

SERVIÇO

Data: 02 de agosto (quinta-feira)

Horário: 20h30

Local: Teatro Goiânia

Entrada gratuita

Programa:

Príncipe Igor ( abertura da ópera) – Borodin

Concerto para piano – Scriabin

Sinfonia n.9 – Dvorák

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias