Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Veneza oriental

A cidade italiana de Veneza, construída em um conjun­to de 118 pequenas ilhas no século V, é considerada uma das mais bonitas e românticas do pla­neta, além de ser patrimônio mun­dial da Unesco desde 1987. O que poucos sabem é que a apresenta­ção curiosa da cidade de Veneza, tendo suas quadras separadas por canais de água, não é tão incomum quanto se imagina. Para que o lei­tor tenha uma ideia, encontramos uma lista com mais de 40 cidades que possuem o apelido de “Veneza oriental”, justamente por suas ca­racterísticas visuais excêntricas. Na matéria de hoje vamos conhecer a cidade de Zhouzhuang, famosa por suas casas ancestrais preser­vadas, e pelas elegantes paisagens formadas pela água.

A cidade foi tema de uma ma­téria de Ivana Andonovska para o site The Vintage News. A autora conta que Zhouzhuang foi fun­dada há mais de 900 anos, mas que antes disso já era uma espécie de centro urbano consolidado há mais de um milênio. “Era conhe­cida como Zhefang Lane em tem­pos antigos, e foi parte do Reino de Wu. No chamado Período das Primaveras e Outonos (771–476 a.C.), era conhecida como Yao­sheng. O nome foi mudado para Zhouzhuang durante a Dinastia Qing (1636–1912), a última antes da República da China”, conta. De acordo com a Administração Na­cional de Turismo da China, a ci­dade pertence ao mais alto esca­lão das atrações turísticas do país, sendo classificada na categoria AAAAA, a mais prestigiosa.

ASCENSÃO

A localização estratégica da ci­dade, na província de Jangsu, que fica na costa leste da China, pos­sibilitou um período de grande prosperidade para Zhouzhuang. “Foi um importante centro de distribuição de seda, cerâmica, artes, artesanato e comida, prin­cipalmente por ser usada como centro comercial pelo empresá­rio Wansan Shen, considerado o homem mais rico da Dinastia Yuan (1271–1368)”, explica a au­tora. Shen começou a vida como fazendeiro, e passou a ser um grande exemplo de capitalismo na China ancestral. Em sua bio­grafia, escrita por Ma Pan e pu­blicada em 2013, é considerado uma lenda por ter atingido tal sta­tus apenas seguindo métodos de comportamento e pensamento.

Outras características fazem de Veneza e Zhouzhuang cida­des semelhantes, de acordo com Ivana Andonovska. “Zhouzhuang não lembra Veneza apenas por sua fundação sobre a água, mas também por ser uma forte atração turística, cheia de pessoas”. A at­mosfera envelhecida, que remete a várias eras, também é um valor comum às duas cidades. “O centro da cidade, com mais de 900 anos, ainda se assemelha em vários as­pectos ao que era na era ances­tral. Rodeado e dividido por lagos e rios, possui 14 pontes de pedra construídas nos leitos”, informa a autora. Outro elemento cultu­ral importante de Zhouzhuang é a presença do budismo. Sua fun­dação oficial, em 1086, deu-se pela doação feita pelo devoto Zhou Di­gong, um grande devoto do budis­mo, ao Templo Quanfu.

ATRAÇÕES

Entre os espaços turísticos mais visitados da cidade podemos des­tacar a Ponte Fuan, a Ponte Dupla e a Casa de Shen. “O primeiro de­les foi construído em 1355, e hoje é a única estrutura desse modelo que se encontra intacta. A segunda, Ponte Dupla, conecta duas pontes formando uma só”, descreve a au­tora. “A Casa de Shen, por sua vez, fica ao sudoeste da Ponte Fuan, e foi construída em 1742 como pro­priedade privada dos descenden­tes de Wansan Shen, o já men­cionado milionário do sul do Rio Yangtze”. A construção possui mais de 100 quartos, divididos em três sessões, conectadas por corredo­res e galerias. A primeira sessão é chamada de Portão D’água, e era onde a família Shen lavava roupas e amarrava seus barcos.

A Casa de Shen funciona hoje como uma espécie de museu. Na terceira e última sessão do edifí­cio ficam expostas várias relíquias culturais, bem como a estátua de Wansan Shen. “Todas as casas em Zhouzhuang são construídas so­bre o rio, e conectadas por pon­tes e ruas. Cada família na cidade aquática possui sua própria pas­sarela”, conclui a autora. O acesso à cidade é bastante acessível. Por cerca de 100 yuan (algo em tor­no de 30 reais) uma pessoa pode permanecer um dia todo no cen­tro histórico, com acesso a todas as atrações turísticas. A culinária local também é outra opção bas­tante aceita por turistas de várias partes do planeta. A iguaria mais famosa se chama Bolinha de Ar­roz Sanwei, um prato feito por to­das as famílias da cidade.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias