Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

A versatilidade do couro sintético

Na moda, é possível que­brar algumas regras quando o assunto é cou­ro. Sinônimo de sofisticação, sensualidade, e inverno. Corre­to? Não necessariamente. Com algumas dicas esse tipo de teci­do pode cair muito bem também nas estações da primavera e até no verão, principalmente quan­do se trata de sua versão sintéti­ca, que é super tendência e não esquenta tanto.

Segundo a diretora de estilo de uma marca de roupas, Lorena Darrot, o couro sintético é muito versátil: “O couro pode ser usado em combinações sofisticadas. O couro esbanja sensualidade, mas pode ser combinado com peças leves em tecidos mais finos.”

Mas Lorena explica que essas mesmas peças, com diferentes combinações, podem trazer ou­tras propostas: “Por exemplo, a saia de couro com uma tshirt e um tênis fica bem casual. A me­lhor parte de usar couro sintético é que não é preciso necessaria­mente montar um look arruma­do. Misturando peças atempo­rais e despojadas cria-se um estilo novo, perfeito para usar no final de semana ou no dia a dia.”

E quem disse que não é pos­sível usar couro sintético para ir trabalhar? Segundo Lorena Dar­rot, a tendência combina sim com o meio corporativo, sen­do necessário apenas cuidado para não exagerar na dose e ficar muito sensual. Camisas listradas ou lisas com detalhes mais só­brios são perfeitas para contras­tar. “Fica elegante e bem atual”, atesta Lorena.

OS BENEFÍCIOS

Na verdade, o que chamamos de couro sintético não é couro. Trata-se de poliuretano. Seu uso para a con­fecção de jaquetas, calças e bolsas se tornou muito mais econômico, tan­to para as indústrias, quanto para os consumidores, que podem ad­quirir itens modernos, com preços mais acessíveis em relação ao couro.

Conforme Lorena, o uso do ma­terial proporciona muitos benefí­cios para toda a cadeia, pois é pos­sível produzir peças com ampla variedade de cores e as proprieda­des do tecido sintético facilitam a criação de design diferentes. “Uma das vantagens é a fácil higienização da peça em couro sintético e, claro, o material imita o couro com per­feição, que em alguns casos torna­-se difícil diferenciá-lo do poliure­tano”, explica.

O fator ambiental também fa­vorece o desenvolvimento de pe­ças do vestuário com poliuretano, pois não exige extração da natu­reza para a produção do produto, já que é totalmente feito com ele­mentos sintéticos.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias