Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Centro Octo Marques abre hoje Fiotim – O museu em movimento

O Centro Cultural Octo Mar­ques, instalado no Parthenon Center, Mezanino, abre hoje, 16 de agosto de 2018, a exposição inventiva, eclética, multicultural ‘Fiotim – O museu em movimen­to’. É o primeiro lugar no Prêmio Funarte, com assinatura de Jor­ge Fonseca. Registro: Conexão Circulação Artes Visuais do ano de 2017, informa o gestor cultu­ral Roberto Célio, Xexéu.

Trata-se de uma instalação em formato de fábula do artista mineiro nas galerias Frei Con­faloni e Sebastião Reis, duas unidades da Seduce, do Governo do Esta­do de Goiás. A pro­dução é de Kátia Bar­reto. Em tempo: em Fiotim, um camelô visita um celebrado museu. O Inhotim. Uma verdadeira ro­maria. Encantado, seduzido, vê uma ja­nela para mudar de vida.

MINIATURAS

O arteiro-viajan­te executa uma nova e nobre missão. A de produzir miniaturas. De tudo o que viu, aponta Roberto Célio, Xexéu. O resultado é a produção incessan­te de múltiplos souve­nirs. Nada mais, nada menos do que a imitação de objetos de ado­ração para os romeiros em um eventual paraíso da pós-moder­nidade. Homens e mulheres ávi­dos por evolução espiritual.

- Jorge Fonseca se inspirou nos camelôs e mascates de outrora.

ARES DE CIRCO

O ambiente é multissenso­rial. O espectador é convidado a interagir com a obra. A ins­talação traz ares de circo, diz Roberto Célio, Xexéu. Assim como de um parque de diver­sões, explica. Com uma parte externa, um jardim artificial, assim como uma interna, fri­sa. Com 40 obras de arte, pon­tua. Uma releitura autoral em miniatura das obras de Inho­tim, sublinha o diretor.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias