Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Intercâmbio gastronômico reúne chefs de renome nacional em Goiânia

O Passeio das Águas Shopping vai receber um evento saboroso nos próximos dias 16, 17 e 18 de agosto. É o Projeto Cozinha de Raiz Vivência Goiana, idealiza­do pelo chef goiano Gilmar Bor­ges, que pretenderesgatar a rica diversidade cultural alimentar do Estado de Goiás. O encon­tro contará com sarau gastro­nômico, cozinha show, lança­mentos de livros e a presença de vários chefs de renome na­cional. A gastronomia de raiz ganhará ênfase por meio de va­riadas receitas com o objetivo de incentivar, qualificar e mo­vimentar a culinária regional, com destaque para a cozinha ancestral brasileira.

O evento tem como propos­ta realizar uma espécie de in­tercâmbio entre as diferentes cozinhas brasileiras ances­trais,a exemplo da culinária baiana, indígena, do cerrado, da caatinga, afro e outras va­riadas culturas alimentares. Nesta edição, participam mais de 21 chefs de cozinha reno­mados, trazendo o que há de mais novo em técnicas con­temporâneas no que diz res­peito à cozinha brasileira.

O projeto terá início na quinta­-feira, dia 16/08, às 19h, com um Sarau Gastronômico que vai re­unir diversas personalidades da cozinha goiana. Com o tema “A Diversidade da Cozinha Raiz e suas Tradições”, serão apresen­tadas neste evento de abertura algumas iguarias, receitas cente­nárias e de família.

Entre os chefs de renome nacional estão a chef Rosa Gonçalves, de Salvador-BA, que vai ministrar uma aula show na sexta-feira sobre “Co­zinha Raiz e os Territórios de Identidade da Bahia”. Já no sábado, os destaques são os chefs Charles Silva, do Rio de Janeiro, que vai apresentar o lado sofisticado dos sabores do Brasil, e a “mineira-goiana” Letícia Massula, que vai trazer as diversas versões do milho.

Direto do Mato Grosso do Sul, a índia Letícia Kalymaraca­ya participa deste projeto, tam­bém no sábado, ensinando a respeito dos sabores da ances­tralidade. Em seguida, o chef Ti­móteo Domingos, de Canindé­-SE, vai trazer uma abordagem culinária interessante sobre “Cactos, o alimento do futuro”. Na oportunidade, o sergipano também fará o lançamento do livro de sua autoria denomina­do Chef do Sertão.

“Vamos apresentar aos par­ticipantes do evento as receitas de tradição com toques de mo­dernidade e técnica de cozinha prática, fortalecendo a gastro­nomia do Estado de Goiás e, ao mesmo tempo, proporcionan­do momentos de aprendizagem e de pura diversão”, disse Gil­mar Borges, chef e idealizador do projeto. Os interessados em participar dos workshops, au­las show e todas essas vivências saborosas podem garantir vaga pelo telefone (62) 98590-2236.

COZINHA DE RAIZ VIVÊNCIA GOIANA

Quando: 16 a 19 de agosto Onde: Área externa da praça de alimentação – Passeio das Águas Shopping

Mais informações: (62) 98590- 2236

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias