Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Cérebro – Um poderoso biocomputador

O cérebro humano é o ór­gão mais desenvolvido do encéfalo, sendo cons­tituído de 90% da massa encefáli­ca dentro do crânio. São mais de 80 bilhões de neurônios envolvi­dos em comunicações elétricas e químicas que respondem pelas nossas sensações (áreas senso­riais), por movimentos do corpo, pelas interpretações das sensa­ções que temos e pela elaboração e planejamento das nossas ações.

Quando um certo aconteci­mento, por exemplo, ativa uma lembrança, as sensações relati­vas à ocorrência ativam áreas as­sociativas do cérebro. Essas são confrontadas com memórias de experiências passadas e determi­nam a criação de um significado. Devido ao seu enorme poder de associações e de criações de signi­ficados, o cérebro é considerado o centro da inteligência e do apren­dizado. Todas essas atividades ce­rebrais demandam algo em torno de 20% de todo o sangue bombea­do pelo coração e de todo o gás oxigênio inalado, embora o cére­bro corresponda a apenas 2% de toda a massa do corpo.

O QUE É BOM PARA O CÉREBRO?

Sendo um órgão dotado de mais de 80 bilhões de células que devem ser adequadamente nutridas, cabe a pergunta: “Que alimentos são mais benéficos para o cérebro?” As frutas, pois são ricas em açúcares que são alimentos energéticos e em vi­taminas e sais minerais que são alimentos reguladores. As cas­tanhas, como nozes, amêndoas e a castanha-do-pará, que am­pliam o aproveitamento dos de­mais nutrientes pelo cérebro. Os alimentos ricos em Ômega 3, um tipo de “gordura” que favorece a síntese de substâncias prote­toras do cérebro e a colina pre­sente no ovo também são mui­to bem vindos ao órgão.

Inclua na dieta para o cérebro salmão,sardinha,abacate,ovos,­chocolate amargo,amendoim,no­zes,brócolis,beterraba,erva-mate,­frutas e cereais integrais.

HÁBITOS FAVORÁVEIS AO BOM FUNCIONAMENTO DO CÉREBRO

* Dieta balanceada

* Estar sempre aprendendo coi­sas novas

* Fazer cálculos sem o uso de cal­culadora

* Prática de meditação diária, pois gera economia de energia, au­menta o foco e melhora a memória

* Exercícios físicos, como cami­nhar, pois melhoram a oxigenação cerebral e consequentemente a dis­posição

* Escrever com a mão esquer­da (para destros) e vice-versa (para canhotos)

- O QUE PREJUDICA

* Ansiedade

* Estresse

* Má alimentação

* Hábitos repetitivos

* Poucas horas de sono

* Consumo excessivo de açúcar

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias