Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Dr. Henrique José de Sá e o Club Literário 5 de Setembro

Escrevendo a biografia do ex­-presidente do Tribunal de Justiça Estado de Goiás, Joa­quim Henrique de Sá, lançando em minha amada “Piri”, em 2014 - terra do meu biografado e, ago­ra, minha também, depois de ser honrado com o título de Cidadão Pirenopolino e de me tornar mem­bro da Academia Pirenopolina de Letras, Artes e Música - deparei en­tre os seus preciosos guardados ge­nealógicos, a histórica informação literária, até então desconhecida oficialmente que trata da consti­tuição na cidade, do Club Literá­rio 5 de Setembro, fundado em 1º de junho de 1890, presidido pelo tio paterno do meu biografado, Dr. Henrique José de Sá.

Se Pirenópolis nos deu o pri­meiro jornal editado em Goiás (Matutina Meia-Pontense – 1830), um dos primeiros a circular no País, também nos deu os primeiros ver­sos, em 1811, produzidos por um poeta legitimamente goiano, natu­ral de Traíras, atual Niquelândia, de nome Florêncio Antônio da Fonse­ca Grostom, composição poética em homenagem ao comendador Joaquim Alves de Oliveira. Ainda, nos deu a segunda entidade de na­tureza literária criada em Goiás, batizada com o nome Club Literá­rio 5 de Setembro, apenas precedi­da pelo Gabinete Literário Goiano, fundado na Cidade de Goiás, em 10 de abril de1864.

A ideia da criação do Club Li­terário 5 de Setembro, segundo a ata da sua fundação, surgiu da iniciativa dos alunos do Colé­gio Ateneu Meiapontense, insti­tuição de ensino fundada, justa­mente, a 5 de setembro de 1988, pelo engenheiro civil, Vicente da Silva Batista, presente à reunião, sendo ele, também, diretor e pro­fessor do Colégio. Daí, a razão do nome Club Literário 5 de Setem­bro, fundado, em 1º de junho de 1890, nas dependências do Paço da Intendência Municipal.

Para existir, o Club Literário 5 de Setembro contou com a de­cisiva atuação do Dr. Henrique José de Sá. Ele foi o redator da ata da sua criação, primeiro secretá­rio geral e segundo presidente. A ata de fundação dessa histórica agremiação literária traz a histó­rica assinatura de Oscar Leal, um dos mais importantes viajantes do século XIX, que passou por Goiás. Natural do Rio de Janeiro (1862), estudou em Funchal, Por­tugal, onde se formou em Odon­tologia. Era membro da Socie­dade de Geografia de Lisboa. A sua experiência de viajador pelo chão goiano resultou na publi­cação do livro Viagens às Terras Goyanas – Brasil Central – edita­do em Lisboa, em 1892.

Na ata de fundação do “Club”, consta a sugestão de Oscar Leal, vencida em votação, para que a entidade literária passasse a ser denominada “Club Literário Vi­cente Batista”, homenageando, dessa forma, o fundador do Co­légio Ateneu, sugestão rejeita­da pela maioria dos presentes. Gesto que mostra que Oscar Leal teve participação direta na reu­nião, que a sua presença não foi figurativa. Ele, ainda participou da reunião seguinte do “Club”, quando foram discutidos e apro­vados os estatutos da Entidade, tomando parte ativamente na elaboração estatutária.

Tendo como primeiro presi­dente do “Club”, Pedro de Sou­za Ferreira, aluno do Colégio Ateneu de Pirenópolis, com um quadro associativo de membros efetivos, honorários e benemé­ritos, a agremiação literária não teve vida longa: sobreviveu, de 1º de junho de 1890 a 13 de de­zembro de 1891. Nesse perío­do, foram realizadas 13 reu­niões, sempre tendo como local o Paço da Intendência Munici­pal, onde, a cada reunião, um membro palestrava, sobre certo assunto, previamente escolhi­do e quase sempre envolvendo peculiaridades da língua portu­guesa. Era também propósito do “Club” a aquisição de livros e jor­nais, para que esse acervo ficasse disponível, de empréstimo, aos seus sócios. No entanto, a leitu­ra que promovi das atas de fun­dação mostra que esse intento não fora alcançado.

Na reunião realizada em 8 de fevereiro de 1891, a ata regis­trou que, em razão da mudança do presidente-fundador, Pedro de Souza Ferreira, para a cidade de São Paulo, assumiria, a partir dessa data, a presidência da En­tidade, Dr. Henrique José de Sá, em cumprimento às determina­ções estatutárias.

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias