Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Fohat Cia. de Dança promove duas sessões do espetáculo “Mazombo” em Goiânia

Em cartaz com o espetáculo de dança contemporânea “Mazom­bo”, a Fohat Cia. de Dança fará duas apresentações nos dias 22 e 23 de setembro (sábado e domingo), no Teatro Goiânia. As sessões serão realizadas às 20 horas, no sábado, e às 18 horas, no domingo, e estes se­rão os últimos números do espetá­culo em Goiânia neste ano.

O Teatro Goiânia fica na Aveni­da Tocantins, esquina com a Ave­nida Anhanguera, quadra 67, lote 32, número 252, no Setor Central, em Goiânia. No domingo, o pú­blico também poderá conferir um mix coreográfico feito pelo Studio Dançarte, logo após a apresenta­ção de “Mazombo”. Esse mix será composto por coreografias que foram premiadas no Festival do Conselho Brasileiro da Dança no Rio de Janeiro, no mês passado.

Das 13 obras apresentadas pelo Studio Dançarte no festival, sete conquistaram a primeira coloca­ção, três ficaram em segundo lugar e duas terminaram em terceiro lu­gar, nas suas respectivas categorias. A Fohat Cia. de Dança está em turnê nacional com “Mazombo”, em meio a um calendário que inclui mais de dez cidades até 2019.

Com coreografia e direção de Ariadna Vaz, que também é uma das proprietárias do Studio Dançar­te, a obra traz uma representação da construção da identidade cultu­ral caipira metropolitana e do senti­mento de inadequação e não perten­cimento. O termo que dá título à obra tem origem afro-brasileira e é a for­ma pela qual os filhos de europeus e seus descendentes nascidos no Brasil Colônia eram chamados.

Segundo Ariadna Vaz, diver­sas características do povo brasi­leiro foram usadas para a compo­sição do espetáculo, que se utiliza de linguagens corporais variadas e de elementos como criatividade e originalidade. “É uma apresen­tação bem colorida, alegre e diver­sificada”, destaca. O produtor exe­cutivo da obra, Hugo Vaz, também reforça que “a relevância cultural desse projeto é a diversidade que se encontra tanto no aspecto rítmi­co quanto no estético e no poético”.

Ao som de composições goia­nas, 12 bailarinos, sendo oito ho­mens e quatro mulheres, se reve­zam em cena por pouco mais de uma hora em “Mazombo”, num to­tal de 15 coreografias, expressan­do os significados da música e da poesia por meio de narrativas cor­porais. A coreógrafa explica que o elenco é “extremamente técnico na dança clássica, no jazz, na dan­ça contemporânea e nas danças ur­banas”, reforçando a preparação ba­seada em variados estilos de dança.

SOBRE A FOHAT

A Fohat Cia. de Dança é uma atualização da Dançarte Cia. de Dança, grupo criado em 1986 para absorver os bailarinos de nível pro­fissional que frequentavam o Stu­dio Dançarte, que é o centro de dança dirigido pelas irmãs Ariad­na e Gisela, juntamente com sua mãe, Eleusa Vaz. A mudança sur­giu da necessidade de desvincular a companhia da escola e profissio­nalizá-la, logo após “Amores”, espe­táculo com trilha sonora inédita de Oswaldo Montenegro que, em vir­tude do sucesso de sua turnê na­cional, passou a ser considerada a culminância técnica e profissional da Dançarte. Na concepção esoté­rica, Fohat é a energia primordial do Sol, que transmite à Terra calor, força, movimento e magnetismo.

SERVIÇO

Espetáculo “Mazombo” – Fohat Cia. de Dança

Data: 22 e 23 de setembro (sábado e domingo)

Horário: 20h (sábado) e 18h (domingo)

Local: Teatro Goiânia (Av. Tocantins, esquina com Av. Anhanguera, qd. 67, lt. 32 nº 252, Setor Central – Goiânia)

Classificação indicativa: livre

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias