Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Fohat Cia. de Dança promove duas sessões do espetáculo “Mazombo” em Goiânia

Em cartaz com o espetáculo de dança contemporânea “Ma­zombo”, a Fohat Cia. de Dança fará duas apresentações hoje e ama­nhã (sábado e domingo), no Tea­tro Goiânia. A sessão será realiza­da às 18 horas, no domingo.

O Teatro Goiânia fica na Ave­nida Tocantins, esquina com a Avenida Anhanguera, quadra 67, lote 32, número 252, no Se­tor Central, em Goiânia. No do­mingo, o público também pode­rá conferir um mix coreográfico feito pelo Studio Dançarte, logo após a apresentação de “Ma­zombo”. Esse mix será compos­to por coreografias que foram premiadas no Festival do Con­selho Brasileiro da Dança no Rio de Janeiro, no mês passado.

Das 13 obras apresentadas pelo Studio Dançarte no festival, sete conquistaram a primeira co­locação, três ficaram em segundo lugar e duas terminaram em ter­ceiro lugar, nas suas respectivas categorias. A Fohat Cia. de Dança está em turnê nacional com “Ma­zombo”, em meio a um calendá­rio que inclui mais de dez cida­des até 2019.

Com coreografia e direção de Ariadna Vaz, que também é uma das proprietárias do Studio Dan­çarte, a obra traz uma representa­ção da construção da identidade cultural caipira metropolitana e do sentimento de inadequação e não pertencimento. O termo que dá título à obra tem origem afro­-brasileira e é a forma pela qual os filhos de europeus e seus descen­dentes nascidos no Brasil Colônia eram chamados.

Segundo Ariadna Vaz, diversas características do povo brasilei­ro foram usadas para a composi­ção do espetáculo, que se utiliza de linguagens corporais variadas e de elementos como criativida­de e originalidade. “É uma apre­sentação bem colorida, alegre e diversificada”, destaca. O produ­tor executivo da obra, Hugo Vaz, também reforça que “a relevân­cia cultural desse projeto é a di­versidade que se encontra tanto no aspecto rítmico quanto no es­tético e no poético”.

Ao som de composições goia­nas, 12 bailarinos, sendo oito ho­mens e quatro mulheres, se reve­zam em cena por pouco mais de uma hora em “Mazombo”, num total de 15 coreografias, expres­sando os significados da música e da poesia por meio de narrati­vas corporais. A coreógrafa expli­ca que o elenco é “extremamen­te técnico na dança clássica, no jazz, na dança contemporânea e nas danças urbanas”, reforçando a preparação baseada em varia­dos estilos de dança.

SOBRE A FOHAT

A Fohat Cia. de Dança é uma atualização da Dançarte Cia. de Dança, grupo criado em 1986 para absorver os bailarinos de nível profissional que frequentavam o Studio Dançarte, que é o cen­tro de dança dirigido pelas irmãs Ariadna e Gisela, juntamente com sua mãe Eleusa Vaz. A mudan­ça surgiu da necessidade de des­vincular a companhia da esco­la e profissionalizá-la, logo após “Amores”, espetáculo com trilha sonora inédita de Oswaldo Mon­tenegro que, em virtude do suces­so de sua turnê nacional, passou a ser considerada a culminância técnica e profissional da Dançar­te. Na concepção esotérica, Fohat é a energia primordial do Sol, que transmite à Terra calor, força, mo­vimento e magnetismo.

ESPETÁCULO “MAZOMBO” – FOHAT CIA. DE DANÇA

Data: 23 de setembro (hoje)

Horário: 18h (domingo)

Local: Teatro Goiânia (Av. Tocantins, esquina com Av. Anhanguera, qd. 67, lt. 32, nº 252, Setor Central – Goiânia)

Ingressos antecipados: R$ 30 (valor promocional até 20/09)

Pontos de venda: Unidades do Studio Dançarte (Edifício Brookfield Tower, na Av. Deputado Jamel Cecílio nº 2929, esquina com a Rua 56, Jardim Goiás, e Av. T-3 nº 2287, Setor Bueno – Goiânia)

Classificação indicativa: livre

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias