Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Duo Yatsugafu-Ballousier se apresenta no Concertos UFG

A série Concertos UFG traz o duo Yatsugafu-Ballousier a Goiânia. A apresentação será na quarta-feira, dia 10 de outubro, às 20h30, no Cen­tro Cultural UFG, no Setor Universi­tário. O concerto de Oliver Yatsugafu (violino) e Katia Balloussier (piano) tem no programa obras de Johan­nes Brahms (1833 – 1897) e César Franck (1822 – 1890). A entrada é gratuita, sujeita à lotação do teatro.

O violinista Oliver Yatsugafu é professor da Universidade Fede­ral de Mato Grosso, obteve os títu­los de mestre em Música e doutor em Artes Musicais pela Universi­dade da Geórgia (Estados Unidos). Ele conquistou destaque no Bra­sil ao ganhar os primeiros prêmios de alguns dos principais concursos nacionais para jovens instrumen­tistas. Durante a pós-graduação, foi spalla da UGA Symphony Orches­tra (UGASO) e concertino da ARCO Chamber Orchestra, com a qual se apresentou na prestigiada sala Weill Hall do Carnegie Hall de Nova York e gravou vários CDs.

Yatsugafu desenvolve intensa carreira como camerista e solis­ta. Em 2016, recebeu da Socieda­de Brasileira de Artes Cultura e Ensino o “Mérito Cultural Carlos Gomes” no grau de Comendador e a medalha de Honra ao Méri­to, além de ter sido condecorado chanceler de Mato Grosso. Neste mesmo ano, recebeu também a medalha do Cinquentenário das Forças de Paz da ONU em São Paulo. Como ele, a pianista Katia Balloussier também foi vencedo­ra de concursos, sete nacionais.

Natural do Rio de Janeiro, ela iniciou seus estudos musicais com Ivone Badmann e, posteriormen­te, passou a trabalhar sob a orien­tação de Myrian Dauelsberg e Tel­mo Côrtes. Em 1984, graduou-se pela Escola de Música da UFRJ. Frequentemente tem sido solici­tada a trabalhar em master-classes, festivais e concursos e a integrar orquestras como a OPES, OSTM e OSB. Há vários anos desenvolve intenso trabalho como camerista, se apresenta nas principais do País. Desde 1997, ocupa o cargo de pia­nista acompanhadora da Univer­sidade do Rio de Janeiro (Uni-Rio).

SOBRE O CONCERTOS UFG

A série Concertos UFG é rea­lizada pelas professoras da Esco­la de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (Emac/UFG) Gyovana Carneiro e Ana Flávia Frazão. Como pro­dutoras culturais, elas desenvol­vem séries regulares de concertos que há mais de dez anos inserem a capital goiana no circuito nacio­nal da música clássica e colabo­ram na diversificação do calen­dário cultural da cidade.

CONCERTOS UFG

Oliver Yatsugafu (violino) e Katia Balloussier (piano)

Dia 10 de outubro, quarta-feira

Centro Cultural UFG (Av. Universitária, 1533 – Setor Leste Universitário)

Horário: 20h30

Entrada franca, sujeita à lotação do teatro

Site: www.concertosemgoiania.com

Facebook e Instagram: @ concertosemgoiania

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias