Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Encontro com as Artes

Por duas semanas a capital esta­rá imersa em atividades cultu­rais que envolvem teatro, circo, música e dança. Começou ontem e segue até a próxima quarta-feira (24), aniversário da cidade, a 16ª edição do tradicional Festival In­ternacional de Artes Cênicas Goiâ­nia em Cena. Ao todo o evento vai possibilitar o acesso a 40 atrações, sendo 10 espetáculos locais, seis na­cionais e 26 cenas curtas. As apre­sentações acontecem em teatros, parques, feiras e vias públicas. Or­ganizado pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult Goiânia), o festi­val possui 10 espetáculos gratuitos e o restante das atividades possui ingressos com preços acessíveis: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

Entre as “casas” do Goiânia Em Cena estão espaços como Cen­tro Cultural UFG (CCUFG), Cen­tro Cultural Goiânia Ouro e Tea­tro Goiânia. Alguns espetáculos, como “Poesia na calçada: homem de asas de pedra”, do grupo goia­no Os Brincatores, e “Nas Ruas do Coração do Palhaço de Rua”, do Circo Bambulengo, serão apre­sentados em espaços públicos, no Bosque dos Buritis e Parque Flamboyant, respectivamente.

Já na Vila Cultural Cora Corali­na foi montado o chamado Mer­cado das Pulgas que, entre 18h e 23 horas, integrará a parte festiva do evento, com shows musicais, expo­sições e gastronomia. “É um ponto de encontro, conversas e troca de ex­periências, com muita música boa descontraindo o público, artistas e grupos”, reforça a coordenadora do festival, Marci Dornelas.

No entanto, de acordo com o se­cretário municipal de Cultura, Klé­ber Adorno, toda programação do festival trabalha com este objetivo de estimular o intercâmbio entre arte e artistas. “O Goiânia em Cena reúne ações fomentadoras e de for­talecimento da cena local, focado na troca de experiências, na valori­zação da produção cênica e contri­buindo de forma a estimular novos artistas, criação e fruição da cultura em nossa cidade”, argumenta.

ALGUMAS ATRAÇÕES

Um dos destaques deste ano é a participação internacional do pa­lhaço americano Avner Eisenberg, que se apresenta em Goiânia pela segunda vez. Ele é conhecido como um dos maiores palhaços de todos os tempos e se apresenta neste do­mingo (21), no Teatro Goiânia, o es­petáculo “Avner, Exceções à Gravi­dade, Desafiando as Barreiras de Linguagem e Cultura”.

“Exceções à Gravidade” desafia as barreiras de linguagem e cultu­ra, e tem se apresentado por todo o mundo. Em cena, o espetáculo – criado no início dos anos de 1980 – engole uma quantidade inacreditá­vel de guardanapos, faz malabares com seu chapéu e equilibra sobre o nariz uma pena bem comprida. Tudo com uma expressão corporal e um bom humor. Uma das narrati­vas da montagem é dissolver os li­mites entre perder e ganhar.

Outro destaque desta edição é o musical Un Chant D’Amour à Piaf, um monólogo da atriz e cantora Cristina Santos. O es­petáculo, que homenageia uma das mais famosas cantoras fran­cesas do século XX, marca a vol­ta de Cristina aos palcos, depois de mais de 20 anos. Esta é a pri­meira apresentação do musical fora do eixo Rio-São Paulo.

Outra atração de renome que se apresenta no Goiânia em Cena após um período de hiato é Quasar Cia. de Dança, com o espetáculo “O que Ainda Guardo…”, que celebra os 30 anos de trajetória do grupo.

HOJE

A programação de hoje come­ça às 19 horas, no CCUFG, com o espetáculo da Cia. Trotamun­dus de Teatro, “O Dia em que Ex­plodiu Mabata Bata”, inspirado no conto homônimo do escritor mo­çambicano Mia Couto e foi selecio­nado para integrar a programação de um festival de teatro no Egito.

Em seguida, no mesmo espa­ço cultural, acontece o espetáculo, às 20 horas, “Não Posso Esquecer”. Este trabalho, desenvolvido pelo olhar de três profissionais das ar­tes cênicas – Maria ngela, Valéria Braga e Kleber Damaso –, provo­ca um profundo mergulho no cor­po e faz emergir a força que vem da mulher e da terra por meio do uso de objetos que instigam e ex­ploram possibilidades múltiplas.

Às 20h30, O Zabriskie recebe o espetáculo “Comum, Espetáculo Dançado”, da ¿Por quá? Grupo de Dança. Em cena, o grupo goiano aborda o amor e suas várias eta­pas: da paixão ao brega e das sur­presas ao clichê que todo mundo se dá o direito de usufruir.

Por fim, às 21 horas, a progra­mação de hoje se encerra na Vila Cultural Cora Coralina, no Mer­cado das Pulgas, que irá acolher o espetáculo musical (Re) Canto de Ouro, que traz apresentações dos músicos goianos Gilberto Correia e Nilton Rabello.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DE HOJE E AMANHÃ DO FESTIVAL

HOJE

19h – Centro Cultural UFG

O dia em que explodiu Mabata Bata

Cia. Trotamundus de Teatro

Teatro, 50 min., livre

Ingressos: 20,00 inteira e 10,00 meia

20h – Centro Cultural UFG

Não posso esquecer

Grupo IPU

Performance, 30 min., livre

Gratuito

20h30 – Zabriskie

Comum, espetáculo dançado

¿Por quá? Grupo que dança

Dança, 120 min., 18 anos

Ingressos: 20,00 inteira e 10,00 meia

21h – Vila Cultural Cora Coralina / Mercado das Pulgas

(Re) Canto de Ouro

21h – Gilberto Correia e 22h – Nilton Rabello

Música, livre

Gratuito

DIA 19/10 – SEXTA-FEIRA

18h – Goiânia Ouro/Avenida Goiás

Vestido Impuro

Cia. in cena

Performance , 20 min., livre

Gratuito

19h – Centro Cultural UFG

Por Cima do Mar Eu Vim

Núcleo Coletivo 22

Dança, 60 min., livre

Ingressos: 20,00 inteira e 10,00 meia

20h – Goiânia Ouro

Os Javalis

Grupo de Teatro Guará PUC Goiás

Teatro, 30 min., 14 anos

20h30 – Goiânia Ouro

Desembrulho

Vânia Marques

Performance, 25 min., 8 anos

Ingressos: 20,00 inteira e 10,00 meia

21h – Teatro Goiânia

Un Chant D’Amour À Piaf

Cristina Santos (SP)

Espetáculo Musical, 90min., livre

Ingressos: 20,00 inteira e 10,00 meia

21h – Vila Cultural Cora Coralina / Mercado das Pulgas

(Re) Canto de Ouro

21h – Luiz Augusto e Amauri Garcia e 22h – Pádua

Música, livre

Gratuito

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias