Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Espetáculo de Tango vai estrear hoje no Teatro Goiânia

Tango Goiano é espetáculo cir­cense nostálgico e apaixonado, com duos acrobáticos aéreos e de solo, evoluções no monociclo, manipulação de bolinhas, solos de paradas de mãos na banqui­lha e em cadeiras de equilíbrio, unindo o tradicional a contem­poraneidade, resgatando a Cati­ra e Congada ritmos e movimen­tos da cultura popular da região centro oeste ao dramático Tan­go, prática cultural da Argentina.

Uma carta, um par de palavras perdidas pode criar, resgatar ou destruir, assim começa esta hibri­dização da cultura popular regio­nal, e o tradicional tango argen­tino, na miscigenação eletrônica da atualidade unindo a dança ao magnetismo circense retratando o cotidiano de um casal.

Contrastando toda essa plásti­ca com uma vida nada estável tão pouco precisa. Os elementos aé­reos refletem um mundo de so­nhos, de ilusões e reflexões, no solo a realidade é dura, com suas dificuldades, conflitos e contradi­ções, com movimentos que desa­fiam a força, equilíbrio e gravida­de. Trazendo a tona os embates e fragilidades, encontrando amores ardentes, vorazes volúpias, ciúmes nefastos, corações partidos, sau­dades brutais, desprezo, rancor, indiferença símbolos autênticos do dramático Tango.

As portagens da acrobata e bai­larina Zyza representam a força feminina e não menos delicada na construção de uma relação mais estável. Seguido de uma exibição solo no tecido a acrobata inspira o momento da conquista. Com romantismo e delicadeza rouba a atenção do seu companheiro.

Nas paradas de mão em ban­quilha e cadeiras sobreposta uma em cima da outra, retrata o equi­líbrio necessário a qualquer rela­ção seja amorosa que é o caso do espetáculo ou interpessoal. A fi­gura masculina está representada na atuação do malabares em mo­nociclo uma modalidade que exi­ge muita concentração e destreza da parte do artista Rodrigo.

Tango Goiano faz uma ana­logia aos sentimentos humanos com os ritmos coordenados, ágeis da Catira e o clima trágico, nostál­gico e sensual do Tango!

O GRUPO

A Pinne Magique é um grupo es­pecializado na linguagem técnica e artística circense com 6 anos de his­tória. Atualmente está em seu quar­to espetáculo, tendo também con­tribuído com inúmeras oficinas de formação profissional e de público em diversas cidades no estado de Goiás e outros estados brasileiros.

O grupo existe no intuito de resgatar a magia do circo e dar vi­sibilidade a cultura goiana, traba­lhando na formação de plateias. A Pinne Magique apresenta em seus espetáculos a hibridização das ar­tes (teatro, dança, circo), possibili­tando o debate a respeito da arte e de suas significações no mundo contemporâneo.

O grupo se destaca em suas ações coletivas onde o trabalho não é pautado em apenas um único ar­tista, mas em todos os membros da equipe. O empenho reflete a articu­lação de saberes em diversas áreas, primando pelas decisões conjun­tas. Os espaços alternativos dentro de Goiânia e nas demais localidades reforçam a distinção da Companhia em democratizar o acesso a arte.

FICHA TÉCNICA

Autora; Zyza Gleybe

Acrobatas; Zyza Gleybe e Rodrigo Rodrigues

Direção artística e geral; Zyza Gleybe

Direção técnica e ensaísta: Rodrigo Rodrigues

Maquiagem – Izabelle Eleonora

Iluminação - Eduardo Teixeira

Assistentes de produção - Leonardo Mercês e Alejandra Martinez

Cenótecnico - Rafael Ercket

Hold: Alsimonsem Zeique

Produção; Alessandra Brandão

Trilha; Can Kanbay e Guilherme Bicalho

Cenografia; Zyza Gleybe, Pedro Lippe e Rodrigo Rodrigues

Figurinos; Zyza Gleybe e Helena Oliveira

Fotos; Layza Vasconcelos

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias