“A Guerra não foi em preto e branco”. O renomado diretor de cinema Peter Jackson (responsável pela trilogia O Senhor dos Anéis) estreou na última terça-feira, em Londres, seu mais novo projeto. O filme They Shall Not Grow Old, ainda sem título oficial no Brasil, foi produzido a partir de registros dos homens que lutaram na Primeira Guerra Mundial, que durou de julho de 1914 até novembro de 1918. Com o material fonte, que pertence ao Museu Imperial da Guerra de Londres, em um projeto grandioso de restauração, Peter Jackson deu cores, sons e três dimensões às imagens, que poderão transmitir melhor a realidade dos soldados que lutaram nos campos de batalha. A estreia mundial foi no Festival de Cinema da capital britânica na última terça-feira (16).
O diretor, que recebeu um Oscar em 2004 pelo último filme da trilogia O Senhor dos Anéis, disse que não recebeu nada para conduzir o trabalho, e que fez tudo por amor. O avô de Peter Jackson lutou na Primeira Guerra Mundial, e ele sempre teve interesse em pesquisar o assunto. O trabalho começou há quatro anos, quando a diretora do órgão nacional de museus britânicos, Diane Lees, ciente do grande interesse de Peter Jackson pela Primeira Guerra, convidou o diretor para participar das cerimônias que marcam o centenário do conflito, que encerrou a vida de mais de 16 milhões de pessoas. “Nossa filosofia por trás disso tudo era tentar apresentar uma imagem da Guerra que fosse como a que os soldados viveram. Eles certamente viveram a Guerra em cores”, afirma Jackson.
Para dar som às imagens, Jackson contou com a ajuda de uma grande equipe de profissionais, incluindo especialistas em leitura labial e atores para interpretar as vozes. Quadros extras foram criados por computador a partir dos frames originais, e também foi adicionado som ambiente. “Enviamos as imagens para especialistas, então toda vez que alguém falava, eles nos davam a opinião sobre o que exatamente foi dito. Contamos ainda com atores para dar voz e tentar dar vida ao filme”, explicou o diretor neozelandês. Arranhões, quadros perdidos e películas encolhidas ao longo do século foram alguns desafios encontrados pela equipe. “Os rostos dos homens de repente ganhavam vida... De repente, eu estava olhando para algo que nunca havia visto”, diz o diretor.