Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Júri jovem do festival de Tiradentes já foi selecionado

Cinco estudantes universitárias foram selecionadas para compor o Júri Jovem da 22ª Mostra de Cinema de Tiradentes, a ser realizada no pe­ríodo de 18 a 26 de janeiro de 2019, na cidade histórica mineira. A esco­lha se deu a partir da participação de 38 estudantes inscritos na ofici­na de “Análise de Estilos Cinemato­gráficos”, ministrada pelo crítico de cinema Victor Guimarães durante a 12ª Mostra CineBH, que aconte­ceu de 28 de agosto a 02 de setem­bro em Belo Horizonte.

Esta oficina é ministrada anual­mente e integra o Programa de For­mação Audiovisual do Cinema sem Fronteiras – programa internacio­nal de audiovisual que reúne as três mostras de cinema que a Universo Produção realiza em Minas Gerais. Tem como objetivo contribuir para a formação de críticos de cinema e desenvolve uma análise crítica e es­tética de filmes brasileiros contem­porâneos para capacitar os universi­tários a ter uma atitude de um crítico perante os filmes.

“O resultado da seleção, que re­vela cinco olhares fortes e singulares sobre o cinema, é uma consequên­cia natural de uma oficina que foi muito produtiva. O diálogo foi rico e intenso entre participantes que for­maram uma turma inquieta e entu­siasmada, o que resultou em vários bons textos”, diz.

“Acredito que a experiência ain­da pode render muitos frutos, tan­to para quem foi selecionado como para quem não foi. Ser testemunha disso foi um privilégio para mim e me deixa muito empolgado com a emergência de novas vozes críticas no cinema brasileiro”, comenta o ins­trutor da oficina Victor Guimarães. Os critérios utilizados para a esco­lha dos universitários foram clare­za e articulação de fala e escrita, a capacidade de análise e reflexão, o olhar atento e coerência na expres­são. Os selecionados serão respon­sáveis pela escolha do Melhor Longa da Mostra Olhos Livres da 22ª Mos­tra de Cinema de Tiradentes.

Sobre a curiosa formação com­pletamente feminina do júri, Victor Guimarães acrescenta: “O fato de terem sido cinco mulheres selecio­nadas me parece natural, pois elas já eram maioria entre as inscrições e têm cada vez mais reivindicado es­paço no debate sobre cinema, um ambiente ainda terrivelmente ma­chista. Acredito também que algu­mas iniciativas autônomas de cine­clubismo e de crítica realizadas por mulheres nos últimos anos certa­mente favorecem esse crescimento visível do número de mulheres que desejam exercer profissões como a crítica e a curadoria”.

PLATAFORMA

Maior evento do cinema brasilei­ro contemporâneo em formação, re­flexão, exibição e difusão que chega a sua 22ª edição de 18 a 26 de janeiro de 2019 apresentando a diversidade cultural do Brasil. Tem uma trajetó­ria rica e abrangente que ocupa lu­gar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de mos­tras e festivais realizados no Brasil.

Estimula a inovação, produção e difusão de conteúdos. Realiza pro­grama de formação, dissemina in­formação, produz e difunde conhe­cimento. Cria oportunidades de negócios, amplia a rede de conta­tos e conexões. Promove intercâm­bio e ações de cooperação. Multi­plica possibilidades de promoção e difusão da nossa cultura. Amplia o acesso do público aos bens culturais.

O evento exibe mais de 100 fil­mes brasileiros em pré-estreias nacionais, presta homenagens a personalidades do audiovisual, promove oficinas, seminário, de­bates, realiza a série Encontros com os Filmes, Mostrinha de Ci­nema e atrações artísticas que be­neficia um público estimado em mais de 35 mil pessoas.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias