Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

O cinquentenário do ano mais emblemático da década de 1960

Revolução cultural, política e sexual. Os fatos da década de 1960 instigaram os jovens a se tornarem protagonistas do maior momen­to político que o Brasil já foi palco. Muita história, luta e tragédia. A dé­cada é considerada pela grande ten­são da disputa entre comunismo e capitalismo. Este período marcou o mundo inteiro.

O ano de 2018 marca o cinquen­tenário de 1968, o clímax da década de 60. Cenário de muitos aconteci­mentos como a instituição do AI-5, no Brasil, iniciando a época mais intensa e violenta da ditadura mi­litar, e a Batalha da Maria Antônia. Pelo mundo, as notícias eram sobre a luta dos negros, a luta das mulhe­res, o assassinato de Martin Luther King e de Robert Kennedy, a Guerra do Vietnã, e acirrava-se a disputa en­tre os Estados Unidos e a União So­viética, que quase resultou na Ter­ceira Guerra Mundial.

Em Cravo Vermelho, o autor paulistano Virgilio Pedro Rigo­natti detalha com maestria a dé­cada de 60, pelos olhos de seu alter ego, Pedrina. Moça de clas­se média, curiosa e ávida leito­ra, narra em primeira pessoa to­dos os episódios de sua pacata vida na infância, os eventos que vê na TV e lê nos jornais. Desco­bre o mundo e maravilha-se com tanta informação que jamais so­nhou em desfrutar.

A narrativa passeia por fatos como a construção de Brasília, os comunistas, a copa de 58, e o pri­meiro contato com notícias sobre a Rússia e EUA. Nos anos 60, já no ginásio, Pedrina conta a história de seu amigo de colégio, Valério, de uma família muito pobre, por quem ela nutriu um imenso cari­nho e, mais tarde, amor.

Enquanto a menina crescia e descrevia os acontecimentos de seu coração, corpo e convivências sociais, ela explica a guerra ideoló­gica entre as duas potências impe­rialistas que levou à ditadura militar de direita e à organização da luta ar­mada pelas esquerdas. Justiçamen­tos, assaltos e sequestros de um lado. Prisões, torturas e mortes de outro.

Pedrina e Valério vivem tem­pos de muita luta durante o de­senvolvimento de suas vidas adultas, veem o amor nascer en­tre eles, e enfrentam o clima de confronto reinante na época. Não havia escapatória, o casal e seus amigos foram abarcados pelos fatos históricos da década e aca­bam vivenciando momentos trá­gicos e dramáticos

Cravo Vermelho é um retra­to da sociedade e dos aconteci­mentos dos anos 60 no Brasil e no mundo. Transita pela inquietação da juventude em busca de novos caminhos, pelo embate ideológi­co entre direita e esquerda, pelo comodismo de grande parcela do povo, ao mesmo tempo em que revela uma história de amor co­movente entre jovens que buscam seu lugar naqueles tempos confli­tuosos e de esperança.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias