Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Missão Marte

Leon Carelli

O programa Viking, lançado em 1976 pela Nasa, foi uma das mais bem-sucedidas operações espaciais não tripuladas de todos os tempos. Foi a primeira vez que um artefato humano conseguiu pousar na superfície de outro planeta. Apenas a sonda Viking 2 foi responsável pelo retorno de mais de 16 mil imagens da órbita de Marte, contribuindo generosamente com os estudos relacionados ao planeta.

A sonda era composta de duas partes, e pesava mais de meia tonelada. Uma dessas partes era o orbitador, que explorou o planeta de forma aérea, girando em torno dele por 706 vezes. A outra parte, o aterrissador, tinha a missão mais ousada de desbravar o planeta através de sua superfície. Eles viajaram acoplados durante 333 dias, quando foram separados para que cada um exercesse sua função. A operação Viking foi a missão espacial mais cara da história, com orçamento estimado em 1 bilhão de dólares.

Revolução espacial

A grande revolução proporcionada pelas sondas foi a descoberta de indícios de água em marte. Imagens revelaram muitas formas geológicas que usualmente existem pela movimentação de grandes quantidades de água. A extensa documentação fotográfica também revolucionou o imaginário das pessoas em relação ao espaço, desvendando muitos mistérios e apresentando materialmente a configuração visual de outro planeta.

Apesar do grande avanço nos estudos sobre o Planeta, e no impulso que as sondas Viking deram para os estudos espaciais em geral, houve uma certa frustração às esperanças de se encontrar vida em Marte. Apesar de dados intrigantes terem sido encontrados no início da operação, nada de conclusivo, que comprovasse a existência de vida em algum momento da história do planeta, foi enviado à Terra pela Viking 2.

Utopia Planitia

Em latim, as palavras utopia planitia significam juntas ‘planície de lugar nenhum’. Essas palavras foram utilizadas para denominar uma região do planeta marte, chamada de bacia de impacto (uma espécie de cratera aberta com algum corpo externo ao planeta Marte). É considerada a maior do sistema solar, e foi o local onde a sonda Viking 2 aterrissou no planeta vermelho em 3 de setembro de 1976.

As imagens enviadas pela sonda espacial Viking 2 da região onde pousou serviram para que uma familiaridade fosse criada com a estrutura da crosta daquele planeta. O cenário interplanetário revelado pela sonda também serviu de inspiração para vários artistas que a referenciam na indústria cultural.

Na série de ficção científica Star Trek, Utopia Planitia é citada como o maior estaleiro de criação e reparação de naves da frota estelar da Federação dos Planetas Unidos. Outra referência à Utopia Planitia pode ser encontrada no disco conceitual Yoshimi Battles the Pink Robots, da banda norte-americana de neo-psicodelia Flaming Lips. O álbum é centrado em elementos de ficção científica. Há no álbum uma canção chamada "Approaching Pavonis Mons by Balloon (Utopia Planitia)”.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias