Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Avós na ativa conciliam trabalho e netos

Aquela vovó de cabelos brancos e que fica em casa fazendo tricô está cada dia mais distante. É cada vez mais comum o número de avós que estão na ativa e conciliam sua rotina com o cuidado e tempo com seus netos. A encarregada de padaria do Bretas, Márcia Alves da Silva, de 54 anos, coordena uma equipe de sete pessoas e é uma avó trabalhadora e brincalhona de três meninas – a mais nova vai chegar no próximo mês de setembro.

Márcia é a avó moderna e alto astral. “Não gosto de ficar sentada na porta de casa, como algumas mães de amigos do meu filho. Também não tenho muita paciência para fazer as unhas, mas sempre que vou sair passo um lápis de olho, um batom e um bom rímel para destacar meus olhos”, revela. Ela não pode usar maquiagem durante o trabalho devido à manipulação de alimentos na padaria.

Divorciada há 25 anos, Márcia conta que adora namorar e a neta mais velha, de 10 anos, até a ensinou um novo termo para as paqueras. “Agora eu tenho um crush, aprendi esses dias essa palavra”, fala sorrindo. Muito unidas, Márcia aproveita os dias de folga para passar mais tempo com a menina e, juntas, planejam uma festa do pijama na casa da avó. “Não importa o que aconteça, o meu amor por ela é incondicional”, revela.

No Bretas há 11 anos, Márcia é responsável pela padaria da loja do Goiânia Shopping há três anos . “No trabalho aprendi a lidar melhor com o ser humano e suas emoções. Como sou responsável por uma equipe, tenho que ter equilíbrio para atingir o objetivo final. Procuro repassar este sentimento para minha família também.”

Em casa, ela não gosta de preparar as guloseimas da padaria, mas para agradar a neta, sempre leva um panetone para ela se deliciar. “Quando não estou no trabalho, gosto de curtir minhas netas e de descansar”.

Dia dos Avós

O Dia dos Avós, no Brasil e em Portugal, é comemorado no dia 26 de julho, em homenagem à Santa Ana e São Joaquim. A data recorda a canonização de ambos os santos em 1584 pelo Papa Gregório VII. Eles eram os pais da Virgem Maria e, portanto, avós de Jesus Cristo, que por esse motivo são considerados pela Igreja Católica os padroeiros de todos os avós.

Mas nem todos os avós são jovens como a Márcia. E nesse momento de distanciamento social é importante cuidar das pessoas mais velhas. Afinal, em sua maioria, os vovôs e as vovós fazem parte do grupo de risco da Covid-19. O Bretas tem algumas sugestões para comemorar este dia de um jeito diferente:
• Prepare um almoço especial e deixe na porta da casa deles;
• Faça uma ligação de vídeo e passe um tempo matando a saudade, mesmo que a distância;
• Relembre momentos felizes com os avós olhando um álbum de família;
• Escreva uma poesia ou mensagem especial para os avós.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias