Home / Entretenimento

ENTRETENIMENTO

Programações no feriado visam atender mães em luto

O Dia das Mães está chegando, e com essa data muitas programações são feitas para homenagear as mamães. Todavia em uma data tão importante, muitas pessoas não tem muito o que comemorar. Seja as mamães que perderam seus filhos, ou filhos que perderam suas mães.

Esse ano, em razão da pandemia, há uma sensação de luto nacional por todas as vítimas da Covid-19. O que de certa forma acabou atingindo todo o âmbito familiar, com a perda não só de pais e filhos, mas dos tios, avós, irmãos e amigos.

Pensando em acolher a todos, será feito um programação especial, de "Como viver o dia das Mães em Luto". A palestra do Grupo Primaveras (grupo que oferece atendimento reconhecido ao Enlutado, gratuito e aberto à comunidade) será transmitida online, pelas redes sociais do Grupo.

As psicólogas Ana Lúcia Naletto e Lelia Faleiros, do Centro Maiêutica, que assessoram o Primaveras farão a palestra no domingo, dia 09 de maio, às 10h10. (www.facebook.com/grupoprimaveras).

Para as psicólogas Ana Lúcia Naletto e Lelia Faleiros: "Viver o luto já é um desafio, mas em um contexto de pandemia sofre uma ampliação que afeta ainda mais os envolvidos. Um dos pontos centrais da dificuldade é a ausência da rede de apoio (família e amigos) que é tão bem-vinda e tão eficaz no suporte à família em luto em diferentes contextos, seja numa ajuda prática, seja na presença, seja oferecendo alguma distração possível para o enlutado".

Contudo, este não é o único problema nesse período. Há também os lutos paralelos promovidos pela pandemia, a sensação de perigo constante rondando permanentemente porque a disseminação do vírus ainda não está controlada. A hiper vigilância, que causa estresse, quando a ameaça é sobre um adoecimento e morte, esse sentimento se torna pior. As pessoas que não viveram uma perda de alguém querido, também são afetadas, porém de uma forma diferente.

"Para as mães que perderam seus filhos e para os filhos que perderam suas mães, sugerimos que celebrem sua história de amor construída entre vocês, porque isso nunca morre. Escolham sua forma de celebrar, de cultivar a memória. A tristeza pode fazer parte de uma celebração, ela só não pode impedir que aconteça."

Live no Domingo, 09/05/2021 a aprtir das 09h

Leia também

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias