
A tão esperada quinta temporada de The Crown foi lançada nesta quarta-feira, 09, na Netflix. Temporada que acompanha as polêmicas notícias envolvendo o divórcio dos três filhos de Elizabeth II, o período turbulento do casamento entre Lady Di e a morte de Diana, nos anos 1990.
A temporada é a primeira após a morte da rainha e já tem dado o que falar. John Major, ex-primeiro-ministro da Inglaterra, discordou dos acontecimentos da produção, em destaque uma cena em que aparece planejando uma situação para que a Rainha abdicasse.
"John não cooperou de forma alguma com The Crown. Nem nunca foi abordado por eles para verificar qualquer material de roteiro desta ou de qualquer outra série", disse uma nota oficial do seu escritório. "Nenhuma das cenas que você retrata é precisa de qualquer forma. Elas são ficção, pura e simples."
A plataforma sempre esclareceu que "The Crown sempre foi apresentado como um drama baseado em eventos históricos. A 5ª temporada imagina o que poderia ter acontecido a portas fechadas durante uma década significativa para a família real – uma que já foi escrutinada e bem documentada por jornalistas, biógrafos e historiadores”.
Na quinta temporada, o elenco conta com Imelda Staunton como Elizabeth II, Jonathan Pryce como Príncipe Philip, Lesley Manville como Princesa Margaret, Dominic West como Príncipe Charles, Elizabeth Debicki como Princesa Diana, Timothee Sambor como príncipe William e Teddy Hawley como príncipe Harry.
As cinco temporadas de The Crown estão disponíveis na Netflix.