Home / Esportes

ESPORTES

Inimigo desconhecido

Álvaro de Castro,Da editoria de Esportes

No aniversário da cidade de Goiânia, em 24 de outubro de 1987, em campo o Atlético Goianiense encarava o Criciúma. O campeonato era o Módulo Amarelo da Taça União, uma espécie de 2ª Divisão do período. Ambas as equipes não faziam grandes torneios. Entretanto, a chance de classificação batia na porta tanto do Dragão quanto do Tigre Catarinense. Quem vencesse a partida poderia chegar, quem sabe, nas semifinais do módulo.

Em campo, o Atlético saiu derrotado, por 2 a 0, para o Criciúma. Com isso, as chances de classificação acabaram e o rubro-negro acabou o segundo turno da 2ª fase na lanterna da competição. Ainda por cima, cinco jogadores foram dispensados do elenco (Ricardo, Clóvis, Serginho, Murilo e Reinaldo). Porém, o time no ano seguinte viria a conquistar o Campeonato Goiano de 1988, com a mesma base do elenco do ano anterior.

Fato é que os times nunca mais se encararam. O Atlético figurou no últimos anos entre a Série B e A do Brasileiro. Mesma tônica do Criciúma, que disputou a 1ª divisão no ano passado. O Dragão foi semifinalista da Copa do Brasil em 2010, passando por clubes tradicionais como Santa Cruz, Bahia e Palmeiras. Já o Tricolor Carvoeiro se sagrou Campeão da mesma Copa do Brasil, em 1991, a equipe tinha como técnico Luís Felipe Scolari, e superou grandes times como Goiás, Atlético Mineiro e o Grêmio na grande final.

Nos Campeonatos Estaduais, mantem-se as semelhanças entre os clubes. O rubro-negro tem 13 títulos estaduais e venceu pela última vez em 2014. Já o Tigre tem 10 conquistas, tendo vencido pela última vez em 2013. Ambos 4º colocados entre os clubes com maior número de títulos em Goiás e Santa Catarina, respectivamente.

Amanhã, o segundo capítulo da história entre os clubes, 28 anos depois do primeiro. Os dois não tiveram bons campeonatos estaduais, eliminados ainda na 1ª fase. O Criciúma, inclusive, flertou com o rebaixamento no regional. Atlético e Criciúma venceram apenas uma partida na Segundona 2015, ambas na 1ª rodada. O jogo dessa vez acontece em Santa Catarina, no Estádio Heriberto Hulse, às 16h30. Será que o Atlético dá o troco 28 anos depois?

mascote-criciuma

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias