Home / Esportes

ESPORTES

Arbitragem goiana: referência nacional e rigorosa preparação física

É de am­plo co­nhe­ci­men­to a ne­ces­si­da­de de pro­fis­si­o­na­li­zar a no­bre fun­ção de ár­bi­tro de fu­te­bol. O es­por­te mo­vi­men­ta bi­lhões de dó­la­res anual­men­te. Al­guns jo­ga­do­res pos­su­em sa­lá­ri­os mi­li­o­ná­rios e se tor­nam ce­le­bri­da­des. Cen­te­nas de pro­fis­si­o­nais en­tre co­mer­cian­tes, mi­li­ta­res, jor­na­lis­tas, den­tre ou­tros, com­ple­men­tam ren­da com o fu­te­bol.

O ár­bi­tro, en­tre­tan­to, so­fre as con­se­qüên­cias de ser um ator do meio e não do fim do es­pe­tá­cu­lo. Ele é es­sen­cial, mas é al­vo cons­tan­te, por má fé ou de­sin­for­ma­ção, sem­pre que al­go po­lê­mi­co ocor­re em cam­po. A par­tir dis­so, ele se tor­na com­bus­tí­vel a pro­pen­sas exe­cra­ções de hon­ras, prin­ci­pal­men­te na era di­gi­tal, que cri­ou um am­bi­en­te ávi­do por au­diên­cia fá­cil – mes­mo que es­te­ja em jo­go a in­te­gri­da­de mo­ral de dig­nos pro­fis­si­o­nais. Mas va­le mais o like do que pro­pri­a­men­te a cons­tru­ção de um de­ba­te sa­lu­tar pa­ra evo­lu­ção do ofí­cio?

A ar­bi­tra­gem go­i­a­na é de pon­ta. Em ja­nei­ro, três mem­bros da ar­bi­tra­gem go­i­a­na par­ti­ci­pa­ram da ce­ri­mô­nia de en­tre­ga das in­síg­nias da Fe­de­ra­ção In­ter­na­ci­o­nal de Fu­te­bol (FI­FA) pa­ra a Tem­po­ra­da 2018. Ou­tros tan­tos, no ano pas­sa­do, fo­ram des­ta­ques nas qua­tro di­vi­sões do Cam­pe­o­na­to Bra­si­lei­ro. Tu­do is­so pro­va que es­ses pro­fis­si­o­nais co­lo­cam Go­i­ás na van­guar­da da ar­bi­tra­gem con­ti­nen­tal, quan­do ex­cluí­das as pai­xões co­lé­ri­cas.

A re­a­li­da­de go­i­a­na não caiu do céu, é fru­to de um pro­ces­so que une vo­ca­ção in­di­vi­dual e tra­ba­lho co­le­ti­vo pe­re­ne. Cos­tu­mo di­zer que o su­ces­so de to­da fun­ção co­le­ti­va é mais ho­lís­ti­ca (ra­mo fi­lo­só­fi­co que con­si­de­ra a so­ma das par­tes mai­or que o to­do) que qual­quer ten­ta­ti­va de he­ro­ís­mo in­di­vi­dual. To­das as trans­for­ma­ções são len­tas e na­da tri­vi­ais.

Nes­sa cons­tru­ção ho­lís­ti­ca pa­ra cons­tru­ir uma ar­bi­tra­gem de­cen­te, op­ta­mos por des­cru­zar os bra­ços e cons­tru­ir pi­la­res nes­se ali­cer­ce co­ti­dia­no de sen­ti­ne­la des­ta no­bre fun­ção em que bus­ca­mos ofe­re­cer su­por­te: fí­si­co, téc­ni­co, men­tal e so­ci­al, mes­mo com os ob­stá­cu­los ma­te­ri­ais (fi­nan­cei­ros) e mo­ti­va­cio­nais (re­co­nhe­ci­men­to). É um le­ão por dia.

Crí­ti­cas são mais que bem vi­das são ine­ren­tes quan­do se tra­ta do ár­bi­tro. Além de to­do pre­pa­ro fí­si­co, re­a­li­za­da se­ma­nal­men­te com to­tal tran­spa­rên­cia que a so­ci­e­da­de me­re­ce, nos pre­pa­ra­mos a se­pa­rar tu­do aqui­lo que cor­ro­bo­ra pe­las cor­re­ções, pe­lo bem de um es­por­te e pa­ra ga­ran­tir um es­pe­tá­cu­lo se­ma­nal que atrai mi­lha­res de tor­ce­do­res.

(An­to­nio Ben­to é eco­no­mis­ta, jor­na­lis­ta e pro­fes­sor do ar­bi­tra­gem da Sa­fe­go)

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias