Home / Esportes

ESPORTES

Del Nero é banido do futebol mundial

A Fifa anunciou que Marco Polo Del Nero está banido per­manentemente de qualquer ati­vidade que envolva futebol, seja ela administrativa ou esportiva. Em nota, a entidade máxima do futebol informa que o ex-pre­sidente da CBF foi notificado da decisão e revela que o bani­mento possui caráter nacional e internacional.

Além do banimento, Marco Polo Del Nero foi multado em 1 milhão de francos suíços (cerca de R$ 3,51 milhões). O dirigente já estava suspenso das atividades relacionadas ao futebol desde de dezembro, numa pena preventiva de 90 dias. Em março, a suspensão foi prorrogada por mais 45 dias.

Em comunicado, a entidade informa que a investigação con­tra o ex-presidente da CBF foi ini­ciada no dia 23 de novembro de 2015 e se referia a um esquema de propinas em troca de contra­tos para direitos de mídia e mar­keting de alguns torneios, incluin­do a Copa América, Libertadores, e também a Copa do Brasil.

A nota informa ainda que del Nero foi considerado culpado por violar os artigos 21 (Subor­no e Corrupção), 20 (Oferecer e aceitar presentes e benefícios), 19 (Conflito de Interesses), 15 (Leal­dade), e 13 (Regras Gerais de Con­duta), do Código de Ética da Fifa.

Marco Polo Del Nero assumiu a presidência da CBF em abril 2015 e tinha o seu mandato previsto até 2019. Anteriormente havia sido presidente da Federação Paulis­ta de Futebol entre 2003 até 2015.

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias