Home / Esportes

ESPORTES

Circuito nasceu após travessia do Leme ao Pontal

Em 2008, Luiz Lima completou a nado o Desafio do Leme ao Pontal, um percurso de 35 km que é consi­derado uma das maiores travessias já realizadas no Brasil. Na ocasião, o nadador recebeu o título de “Rei do Mar”. No ano seguinte, nasceu o evento homônimo.

Inicialmente, o circuito contava com apenas duas provas: a Traves­sia, voltada para atletas amadores, e o Desafio, para os profissionais.

O evento ganhou força e visi­bilidade na comunidade mun­dial aquática e, em 2010, cruzou o oceano e fez sua primeira edi­ção internacional em Portugal. Também neste ano, o Desafio Eli­te ganhou um dia exclusivo, com transmissão ao vivo na TV aber­ta, e o evento passou a receber as “rainhas” do mar, se tornando, en­tão, o “Rei e Rainha do Mar”.

O circuito se adaptou e teve inú­meras provas de distâncias dife­rentes ao longo dos anos, mas foi em 2012 que o Rei e Rainha do Mar passou a ter provas de Beach Run e SUP, abrangendo não só os fãs de natação. Surgia aí o maior fes­tival de esportes de praia do Brasil!

Grandes nomes da natação mundial passaram pelas nossas provas, como a norteamericana Haley Anderson, Vice Campeã Olímpica Londres 2012, o ho­landês Ferry Weertman, Cam­peão Olímpico Rio 2016, e a italia­na Rachelle Bruni, Vice Campeã Olímpica Rio 2016.

Em 2015 e 2016, o evento via­jou o país, passando pelas cidades de Florianópolis, Fortaleza, Ubatu­ba e Salvador. Já em 2017, o desta­que foi para a última edição em de­zembro, nas areias de Copacabana, com a aposentadoria da medalhista olímpica Poliana Okimoto no De­safio Elite. Poliana se despediu da natação ao lado de grandes atletas brasileiros, como Ana Marcela, Al­lan do Carmo e Léo de Deus.

Reis e Rainha do Mar–Brasília

Dia: 27 de maio

Local: Lago Paranoá – Brasília, DF

Horário: 7h às 13h

Site Oficial: www.reierainhadomar.com.br

Instagram: @reierainhadomar

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias