Home / Esportes

ESPORTES

Microrregional define os classificados de quatro regionais dos Jogos Abertos

As microrregionais dos Jogos Abertos continuam a todo vapor. Depois de percorrer nove cidades goianas, já estão definidos os classificados para quatro regionais que serão realizadas em Posse; em Ipameri; em Trindade e em Itumbiara.

A quinta e próxima etapa da 16ª edição dos Jogos abertos será nos municípios de Porangatu, no norte goiano, e em Itapuranga, no noroeste do Estado, entre os dias 22 e 24 de junho.


Confira os classificados para cada etapa:


A última microrregional

No último fim de semana foi realizada em Edéia e em São Simão a quarta microrregional dos Jogos Abertos. Cerca de 1.100 atletas amadores, representando 18 municípios goianos,  disputaram esta etapa dos 16º Jogos Abertos de Goiás. As modalidades foram vôlei, basquete, handebol e futsal, nas categorias masculina e feminina.

Lucas Martins, 25 anos, fazendeiro bem sucedido na região, criador de cavalos quarto de milha, tem uma verdadeira paixão pelo basquete e participou dos Jogos Abertos em Edéia. O jogador do time da cidade é professor da modalidade em um projeto social local que atende 29 alunos, na faixa etária de 8 a 18 anos. Outra paixão do jovem, formado em educação física, é a prova de laço ao bezerro.

Sobre os Jogos abertos Lucas afirma que “é uma oportunidade muito importante para estimular a prática de esportes entre os mais jovens e também para as pessoas de mais idade. No interior do estado, essas competições são raras”.

Já no futsal, quem assiste aos jogos do time de Edéia, tem que ficar atento para não confundir os gêmeos Jackson e Jadson, de 25 anos. Eles são companheiros em quadra e na escolha da profissão que vão seguir. Ambos cursam educação física em Goiânia e viajam diariamente 240 quilômetros, ida e volta, pra frequentar as aulas.

Ainda no futsal, o carioca de Madureira, Marcelo Pereira, 45 anos veio para Goiás no anos 90 e jogou em equipes como Goiatuba, Bom Jesus, Piracanjuba e depois se transferiu para o Edéia, na época, integrante do Campeonato Goiano da Divisão de Acesso. Gostou tanto da cidade que ficou. Hoje, 21 anos depois, trabalha como auxiliar de serviços gerais na prefeitura e joga futsal.

Movimentando o interior

A 16ª edição começou em maio e segue até setembro. Os municípios estão agora na disputa das etapas microrregionais. Depois serão realizadas as regionais e a fase estadual. A fase microrregional é classificatória; a regional abrange os classificados e a estadual é a grande final.

 Os Jogos reúnem atletas e paratletas a partir de 16 anos, sem limite de idade. São cerca de 150 municípios goianos, com aproximadamente cinco mil atletas competindo em todas as etapas.

Os Jogos Abertos são realizados pela Superintendência Executiva de Esporte e Lazer, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) em parceria com os municípios.

Télio Rodrigues de Queiroz, Superintendente Executivo de Esporte e Lazer da Seduce,  ressalta que o objetivo principal dessa competição é envolver a comunidade e as prefeituras visando o estímulo à prática esportiva no interior do Estado. “Com esses Jogos estamos ajudando a promover a integração entre os participantes e ao mesmo tempo criamos condições para que haja um maior estímulo à prática esportiva nos municípios goianos”, afirma.


Acesse o site dos Jogos Abertos para mais informações.

(Informações da Assessoria de Imprensa)

Leia também:

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias