Home / Esportes

ESPORTES

Prefeitura inicia fase final das obras do Centro de Iniciação Esportiva

Aparecida de Goiânia em breve ganhará um Centro de Iniciação Esportiva (CIE). Localizado no Parque Trindade, na região Leste de Aparecida, o CIE será o maior e mais completo espaço para a prática esportiva do país, com uma área total de 12 mil metros quadrados com 1,8 mil m² de área construída. O local irá ampliar a oferta de infraestrutura de equipamento público esportivo qualificado para atender mais de três mil pessoas, entre atletas profissionais e amadores de dezenas de modalidades.

A obra ficou paralisada por um período para a organização de novos aditivos financeiros e mudanças no projeto para que novas modalidades fossem contempladas no espaço esportivo. Com o reequilíbrio realizado, o secretário de Esportes, Lazer e Juventude do município, Gerfeson Aragão, organizou a retomada dos trabalhos pela empresa terceirizada, Kaviterra Construção Civil, para esta quarta-feira, 22.

O projeto de construção do Centro de Iniciação Esportiva inclui a construção de arquibancada com capacidade para 185 pessoas; área de apoio com salas para administração, professores e técnicos do esporte; vestiários e sanitários, enfermaria, copa, depósito, almoxarifado, academia e elevadores. Gerfeson Aragão, afirma que a obra retomada deverá ser concluída no segundo semestre deste ano.

“A obra foi interrompida no fim do ano passado devido a transição do governo federal e também para que fossem feitas adequações no projeto junto ao Ministério do Esporte. O serviço foi retomado nesta quarta-feira, 22, pela empresa licitada e a nossa previsão é de que a obra seja concluída até outubro. Depois do término da obra, a Caixa Econômica irá fazer a vistoria do empreendimento e em seguida marcamos a data para inauguração”, afirmou.

Segundo o secretário Gerfeson, os equipamentos e materiais para serem utilizados pelos atletas no CIE já foram adquiridos pela prefeitura. “O município já possui todos os móveis e equipamentos necessários para o funcionamento do Centro Esportivo, que será um moderno espaço para a prática esportiva e que vai contemplar atletas profissionais de alto rendimento e também a população da cidade”, garantiu.

Concebido pelo Ministério do Esporte e prefeitura de Aparecida na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), o Centro de Iniciação Esportiva será equipado com ginásio poliesportivo com pista de atletismo e demais equipamentos que proporcionem a prática de 13 modalidades olímpicas como esgrima, ginástica trampolim, levantamento de peso, taekwondo, lutas, ginástica, badminton, tênis de mesa, vôlei, basquetebol, ginástica artística, judô e atletismo.

Também serão contempladas no espaço seis modalidades paraolímpicas como esgrima de cadeira de rodas, judô, halterofilismo, tênis de mesa, voleibol sentado, goalball e uma não-olímpica  que é o futebol de salão. No atletismo o CIE terá salto em altura, raia de atletismo com 11 metros, salto em distância e salto triplo, além de arremesso de peso.

Ginásios de esportes

Aparecida de Goiânia possui seis ginásios de esportes distribuídos em diversas regiões da cidade. A Prefeitura, que busca ampliar o acesso à iniciação esportiva de crianças e adolescentes do município já demonstrou interesse em assumir a gestão destes espaços que hoje estão sob responsabilidade do governo de Goiás. Eles estão localizados na Vila Brasília, Cruzeiro do Sul, Jardim Tiradentes, Cidade Livre, Garavelo e no Centro.

Segundo o secretário Gerferson, é preciso desburocratizar os trâmites legais junto ao governo estadual para que a administração municipal possa realizar a reforma e coloque-os para serem utilizados pela população. “Abrimos, por meio da secretaria de Esportes, o processo licitatório para realizar as obras de reforma dos seis ginásios. Enfatizamos, em todas as conversas que tivemos com a secretaria de esportes estadual, de que a Prefeitura está pronta para administrar estes espaços”, ponderou.

De acordo com o secretário há muito tempo os ginásios perderam a sua principal finalidade que é da prática de atividades esportivas com qualidade. “Queremos promover aulas de esporte para crianças e adolescentes nos ginásios de Aparecida. Estes pontos estão hoje sucateados, com a estrutura física debilitada e são mal administrados. Por isso acreditamos que, se o governo estadual aceitar a proposta do prefeito Gustavo Mendanha, os ginásios retomarão o conceito de espaços de integração social e iniciação esportiva gratuita”.

Caso passem para a gestão municipal, os ginásios oferecerão atividades esportivas tais como aulas de vôlei, basquete, futsal e melhor acesso a população. “Queremos devolver para as crianças, jovens e professores, a oportunidade do acesso livre aos ginásios e sua gratuidade. Essa é uma demanda silenciosa da população que hoje têm poucos espaços com qualidade para praticar esportes. E por mais que a prefeitura construa locais adequados, os ginásios não podem ficar obsoletos como estão”, pontuou Gerfeson Aragão.

“A prefeitura tem recurso e projetos prontos para investir na reforma desses ginásios”, destacou ainda o secretário que prevê, conforme estudos, que cada ginásio atenda cerca de 500 crianças e adolescentes, impactando diretamente três mil famílias pelo projeto de iniciação esportiva. “Não haverá cobrança de taxas para utilização do ginásio, por exemplo, exceto quando o evento for de iniciativa privada com bilheteria”, completou o secretário.

Estádio Annibal Batista de Toledo passará por ampla reforma

Para garantir o conforto e a acessibilidade de torcedores e jogadores, o Estádio Annibal Batista de Toledo será revitalizado. Conforme explica o  secretário de Esportes, Lazer e Juventude, Gerfeson Aragão, o projeto da reforma está em processo licitatório e que a expectativa para o início das obras é para julho deste ano.

O projeto conta com investimento de R$ 1,4 milhões, proveniente de emenda parlamentar, que será utilizado para a reforma da portaria, alambrados, vestiários, cabine para profissionais da imprensa, arquibancadas e troca do gramado. “O Estádio Anníbal já recebeu grandes jogos do Campeonato Goiano e será cartão postal da cidade. Vamos revitalizar todas as condições do campo e das dependências do estádio, facilitando o acesso e dando maior conforto para os profissionais do futebol e torcedores”, concluiu Gerfeson Aragão.

FOTO: Claudivino Antunes

Legenda - Os trabalhos começaram na parte de limpeza do terreno

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias