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Saiba quais são os exercícios físicos em alta em Goiás

diario da manha

Para fugir do sedentarismo, os goianos estão procurando por atividades físicas diferentes e que quebrem a monotonia da academia. Na verdade, essa é uma tendência mundial e hoje já existem diversas modalidades que permitem alcançar os resultados desejados, sem precisar dedicar horas do seu dia fazendo ginástica.

No último Pnud, divulgado pela Organização das Nações Unidas, em 2016, 40% da população de Goiás afirmou ter feito exercício físico durante o ano. Apesar de não ser a maioria, esse número mostra que quase a metade procura algum tipo de exercício físico para fazer.

Conheça os exercícios que estão em alta em Goiás e que prometem queimar muita caloria:

XBody

Essa modalidade consiste no uso de uma roupa especial com eletrodos, que promete dar o resultado de 1h30min de exercícios em apenas 20 minutos. Ele estimula cerca de 350 músculos enquanto a pessoa faz exercícios simples e dinâmicos.

Além de queimar muita gordura, ainda tonifica a musculatura, ajuda a aumentar a massa magra e estimula o ganho de força. Tudo isso sem fazer muita força, mas com muito suor garantido.

CrossFit

O CrossFit é para quem aguenta um treino pesado. A filosofia dessa modalidade é variedade, movimentos funcionais globais e alta intensidade. A ideia é sempre variar o leque de exercícios, trabalhando todos os grupos musculares e investindo no aumento da frequência cardíaca. São aquelas aulas que misturam exercícios solo com objetos como sacos de pancada, pneus grandes e cordas grossas.

É indicado para quem quer melhorar o condicionamento físico, pois melhora a resistência respiratória e muscular, além de trabalhar força, equilíbrio, flexibilidade e potência. Por ser uma marca registrada, a prática de Crossfit só pode ser feita em ginásios e academias autorizadas. Em todo o estado de Goiás existem 41 boxes autorizados.

Apesar de ser puxado, ele pode ser feito por qualquer pessoa, desde que respeitados os limites de cada um. Por exigir muito do corpo, pode ser a causar lesões, quando mal executado. É importante procurar um médico antes de começar os treinos.

Treino HIIT

Os treinos de alta intensidade vieram para ficar. Isso porque eles podem ser feitos em 15 minutos e em qualquer lugar. No treino HIIT utiliza-se apenas o peso do corpo. A principal característica do HIIT é aumentar a frequência cardíaca e consequentemente te fazer perder mais gordura corporal. O exercícios variam entre a alta intensidade, seguido por curtos períodos de descanso. É o treino ideal para quem quer perder peso rápido.

A grande diferença entre o treino HIIT e o CrossFit, que também tem a premissa de alta intensidade nos exercícios, é que esse treino não trabalha outras capacidades corporais. O foco é apenas na perda calórica.

Treino Funcional

Os treinos funcionais ainda são muito bem aceitos no mundo esportivo. Trabalham os músculos de maneira global e têm como objetivo promover o fortalecimento do core – região lombar e abdominal – que sustenta a postura corporal. São exercícios mais fáceis de serem feitos, como agachamento, corrida, saltos. Utiliza-se do peso corporal, mas pode-se contar também com ajuda de pesinhos, corda, elástico, bola e outros acessórios.

Por ser relativamente mais leve do que o HIIT ou Crossfit, o treino funcional raramente ocasiona lesões, pois não sobrecarrega nenhuma zona específica. Os pesos são distribuídos pelo corpo todo.

Zumba

A Zumba não é novidade, mas ainda atrai muita gente que quer mexer o corpo de forma descontraída. Existem grupos espalhados por todas as cidades, que se reúnem em praças, ginásios ou até mesmo dentro das academias. O benefício da dança para o corpo vai além do físico. A dança envolve emocionalmente as pessoas com os ritmos e movimentos. Segundo especialistas, uma pessoa pode perder entre 500 e 800 calorias por aula, a depender do nível de intensidade.

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