Home / Esportes

ESPORTES

Vovó Iaiá morre aos 110 anos

De recorde mundial ao nome gravado no Guiness Book, Aida Gemaque, mais conhecida como "Vovó Iaiá" deixa sua marca no paraquedismo e saudades à família amigos e fãs. A recordista mundial de saltos com paraquedas faleceu na manhã desta quinta-feira (9), aos 110 anos, no Hospital de Emergência de Macapá.

De acordo com a família, Vovó Iaiá estava internada desde o dia 31 de março, para tratar uma fratura no fêmur, em decorrência à um acidente doméstico.

Vovó Iaiá não tinha medo de altura e voava alto. Além da prática de vários esportes, inclusive os radicais, ela ganhou fama em 2005, quando, aos 105 anos, se tornou a idosa com maior número de saltos com paraquedas, batendo o recorde mundial ao saltar pelas sexta vez.

Seu nome também consta no Guiness Book, o livro dos recordes, como a mulher mais velha a saltar de paraquedas, com 100 anos.

Tocha olímpica

Vovó Iaiá, acendeu a pira olímpica no Amapá em 2016 — Foto: Rafael Moreira/GE-AP

Aida Gemaque nasceu no dia 20 de novembro de 1909, no município de Chaves (PA), e desde 1959 era moradora de Macapá. Nas Olímpiadas do Rio de Janeiro, em 2016, ela viveu uma das maiores emoções de sua vida ao carregar a Tocha Olímpica e ascender a Pira Olímpica no Amapá.

A entrada de Vovó Iaiá no mundo esportivo foi através da natação, onde enfrentou muito preconceito. Nos últimos dias, ela mantinha suas atividades participando de um projeto esportivo para idosos, desenvolvido pela Secretária de Desporto e Lazer do Amapá (Sedel).

Vovó Iaia, atleta amapaense durante as atividades do projeto esportivo para idosos — Foto: Reprodução/TV Amapá

*Com informações do G1

Leia também:

  

edição
do dia

Capa do dia

últimas
notícias

+ notícias